Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

«A Era do Vazio» - 'Ensaio sobre o individualismo contemporâneo' - Gilles Lipovetsky






   «A Era do Vazio
´Ensaio sobre o individualismo contemporâneo`
Gilles Lipovetsky

Tradução: Miguel Serras Pereira e Ana Luísa Faria
Antropos
Relógio D`Água
Depósito legal: 21 196/88

Título original: ´L'Ère du Vide`
Editions Gallimard, 1983


Gilles Lipovetsky escreve sobre as novas atitudes surgidas na Europa e nos Estados Unidos, a apatia, a indiferença e a substituição do princípio da sedução ao da convicção.
Numa sociedade em que a melhoria contínua das condições de vida materiais ascendeu, pode afirmar-se, ao estatuto de ´religião` , para o A. , viver melhor tornou-se em paixão coletiva. O narcisismo e as novas relações sociais caracterizadas pela redução da violência e a transformação das suas relações íntimas.

Essa paixão coletiva, o objetivo último das sociedades ditas democráticas, o hedonismo é um ideal  de modo algum nunca demais exaltado. 

Assim Lipovetsky realiza uma funda análise da sociedade contemporânea, caracterizada por uma etapa do capitalismo do hiperconsumo. Surge deste modo um tipo de homem, voraz, móvel, flexível, ´liberto` da anterior referência de classe, com desejos e gostos impossíveis de prever, voraz na aquisição de bens de consumo evanescentes, ansioso de experimentar ´novas` (!) e fugazes experiências emocionais, sem autenticidade, apenas caracterizadas pela quantidade: bem-estar, ´marcas`, o imediato sem compromisso, a comunicação pela comunicação.

Temos assim uma sociedade ´pós-moderna` marcada pela falta de compromisso (vide Sartre - ´engagement`) no que respeita à vida pública, bem como a perda do sentido das grandes instituições coletivas e uma cultura ´cool`, ´light`!...


http://www.scribd.com/doc/7265347/Gilles-Lipovetsky-A-Era-Do-Vazio

1 comentário:

Unknown disse...

Sou Mocambicano residente no maputo. Aqui no meu país não existe uma livraria se quer vendendo este livro. Estou na fase de culminaçao de curso de filosofia, e a minha monografia subordina-se as análises de Lipovetsky. Como farei pra obter este livro? Nem q seja em PDF

Pesquisar neste blogue