Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

«O Império do Efémero» - ´A Moda e o seu Destino nas Sociedades Modernas` - Gilles Lipovetsky










«O Império do Efémero»
´A moda e o seu destino nas
sociedades modernas`

 Gilles Lipovetsky

Tradução de Regina Louro
Fotocomposição: 'Mirasete' - Artes Gráficas
Publicações Dom Quixote
LISBOA, 1989
1ª Eição: Fevereiro de 1989
Depósito legal n.º 24520/88
ISBN: 972-20-0695-9

Título original: ´L'empire de l'éphémère`
Éditions Gallimard
Paris, 1987




Como compreender a aparição da moda no Ocidente nos fins da Idade Média? Como explicar a versatilidade das ´elegâncias` que não se encontram em nenhuma das outra civilizações? 
É a estas  interrogações que o Autor se esforça a responder nesta obra. Deve realçar-se que não se trata aqui de procurar uma complacência com a inconstância frívola!...
A questão da moda, não é (ou não tem sido) vulgarmente tratada pelo mundo intelectual. Problema na aparência fútil e contudo de uma enorme e inesgotável complexidade, pois está de certa maneira ligado à essência da modernidade e constitui, por conseguinte, um fenómeno que necessita ser de modo global ´reinterpretado` .

A moda, hoje, já não é um luxo de cariz estético e periférico da vida coletiva: tornou-se em processo geral atuante no todo social, emprestando e ordenando o rumo em tudo o que respeita a produção e consumo de objetos, à publicidade, à cultura, aos ´media` , às mudanças ideológicas e sociais. Teremos entrado, por conseguinte, numa segunda fase da vida secular das democracias, organizadas cada vez mais, tendo o seu centro nas ideias de sedução, do ´efémero` , e da ´diferenciação marginal`.

O presente livro, em torno do qual e desde a sua publicação em França, em 1987, se gerou forte controvérsia, ocupa-se precisamente da revalorização integral da forma-moda e procura avaliar os seus efeitos no tocante à vitalidade das democracias e à autonomia dos indivíduos.

Gilles Lipovetsky, nascido em Paris em 1944, continua aqui a sua reflexão sobre o individualismo contemporâneo levado a cabo em «A Era  do Vazio» !


http://www.unip.br/servicos/aluno/suporte/nidem/biblioteca/lipovetsky.asp
http://personaconsultoriademoda.blogspot.com/2009/03/o-imperio-do-efemero-gilles-lipovetsky_11.html

Sem comentários:

Pesquisar neste blogue