Número total de visualizações de páginas

sábado, 15 de janeiro de 2011

«ARCANA CELESTE E APOCALIPSE REVELADO»






« ARCANA 
   CELESTE 
         E 
APOCALIPSE 
REVELADO»
EMANUEL  
SWEDENBORG
TRADUÇÃO: ROBERTO MARA
ÍCONE EDITORA
S. PAULO, 1989
121 páginas




Emanuel Swedenborg nasceu em Estocolmo, Suécia, em 29 de Janeiro de 1688. Seu pai, Gaspar Swedberg - então professor de teologia na Universidade de Upsala e deão da Catedral - , posteriormente é nomeado bispo de Skara, o que ao elevar-se o seu nível social, a família é guindada à nobreza por determinação da rainha, Nessa ocasião o seu sobrenome foi modificado, passando de Swedberg para Swedenborb.

A atmosfera em que se desenvolve a família de Emanuel, caracterizada pelo fervor religioso, facilita as oportunidades para o jovem trocar com familiares e visitantes - principalmente com pessoas do clero - ideias e opiniões a respeito de Deus, da fé e da religião cristã.

Em junho de 1699, Emanuel, apesar da sua juventude, matricula-se na Universidade de Upsala, concluindo os seus estudos em 1709. Em 1710, aos 20 anos, viaja para a Inglaterra. Ali, graças à ajuda económica que lhe proporciona o seu cunhado, Eric Benzelius, começa a estudar física, astronomia e outras ciências naturais sob a orientação dos especialistas daquela época. Interessa-se pela mecânica, aprende relojoaria, marcenaria e litografia e também a fazer instrumentos de bronze. 

Mais tarde viaja para a Holanda, onde realiza estudos de ótica; posteriormente lança-se às esferas da cosmologia, da metalurgia, da química e da mineração. Como é de supor, durante todos esses anos não se descuidou de modo algum do estudo dos temas bíblicos.

Em 1716. com apenas 25 anos, Swedenborg inicia a sua carreira ao serviço da coroa sueca como Acessor Extraordinário do Colégio Real de Minas, nomeado pelo próprio Rei Carlos XII. Renuncia a essa actividade em 1747 para dedicar-se daí em diante, inteiramente em responder ao apelo divino.

Swedenborg, de facto, firmemente convencido de que Deus o havia escolhido para transmitir ao mundo uma  nova revelação, desde 1745 - dois anos antes de renunciar ao seu posto - e até à sua morte, ocorrida em 29 de março de 1772. ocupa todo o seu tempo compondo as obras teológicas que lhe dariam fama. A origem da sua convicção, ao que parece, remonta ao mês de abril de 1745, quando tem lugar uma insólita experiência: enquanto ceia desacompanhado no refeitório da hospedaria onde está alojado, repentinamente apercebe-se que o aposento rapidamente se obscurece, ao mesmo tempo que um espectro, que lhe dirige a palavra, toma forma ante seus olhos. Logo o aposento volta a iluminar-se e Swedenborg, muito perturbado, retira-se para o seu quarto. Mas ali, um pouco mais tarde, a visão repete-se; apresenta-se perante si um espírito, que lhe diz haver necessidade de um ser humano vir a servir de instrumento para que Deus faça chegar aos homens uma nova revelação, tal como antes havia acontecido com os videntes do Antigo Testamento. Esta experiência, a mais importante, assim como outras semelhantes, estão narradas nos seus ´Diários de Sonhos` e ´Diários de Viagens`.

Durante os anos imediatamente seguintes aos factos mencionados, Swedenborg estuda intensa e profundamente a Bíblia - sobra a qual escreve uma longa série de artigos - e prepara um extenso ´Índice bíblico`. A fim de poder ler os textos sagrados em seus idiomas originais, aperfeiçoa seus conhecimentos das línguas grega e hebraica e, posteriormente, faz novas traduções do Antigo e do Novo Testamentos.

Finalmente, em 1747, inicia a publicação da sua primeira obra, ´Arcana Coelestia` (Mistérios Celetiais) - da qual se publica um extrato - , que é composto de 12 volumes e constitui mais de um terço do total dos escritos teológicos de Swedenborg. Nela, ao longo de sua 7.000 páginas, o autor vai esclarecendo, versículo a versículo, o significado íntimo dos relatos bíblicos que se encontram nos livros do Génesis e Êxodo. Na obra surgem, além disso, extensas referências a outros livros da Bíblia, tanto do Velho como do Novo Testamento, sempre com a intenção de revelar os ensinamentos fundamentais sobre temas, tais como a vida depois da morte, as relações entre o mundo espiritual e o material, a natureza humana, o matrimónio, a regeneração e a religião. 

Quanto à outra obra, da qual também é aqui apresentado um extrato, ou seja, ´Apocalipsis Revelata` (Apocalipse Revelado), é publicada em dois volumes, entre os anos de 1764 e 1766. Neste caso, através de seus versículos, Swedenborg transmite-nos o sentido intimo do Apocalipse, acentuando os efeitos da influência divina sobre o estabelecimento da nova igreja cristã sobre a terra. Swedenborg faleceu na Inglaterra.

Foi com alegria que tive a oportunidade de visitar o seu túmulo na Catedral de Upsala, na Suécia, em 1995!


1 comentário:

Pesquisar neste blogue