«A Era do Vazio
´Ensaio sobre o individualismo contemporâneo`
Gilles Lipovetsky
´Ensaio sobre o individualismo contemporâneo`
Gilles Lipovetsky
Tradução:
Miguel Serras Pereira e Ana Luísa Faria
Antropos
Relógio D`Água
Antropos
Relógio D`Água
204 pgs
Depósito legal: 21 196/88
Depósito legal: 21 196/88
Título original: ´L'Ere du Vide`
Editions Gallimard, 1983
http://www.scribd.com/doc/7265347/Gilles-Lipovetsky-A-Era-Do-Vazio
Editions Gallimard, 1983
Gilles Lipovetsky escreve sobre as novas atitudes surgidas na Europa e nos Estados Unidos, a apatia, a indiferença e a substituição do princípio da sedução ao da convicção.
Numa sociedade em que a melhoria contínua das condições de vida materiais ascendeu, pode afirmar-se, ao estatuto de ´religião`. Para o A. , viver melhor tornou-se em paixão coletiva. O narcisismo e as novas relações sociais caracterizadas pela redução da violência e a transformação das suas relações íntimas.
Essa paixão coletiva, o objetivo último das sociedades ditas democráticas, o hedonismo é um ideal de modo algum nunca demais exaltado.
Assim Lipovetsky realiza uma funda análise da sociedade contemporânea, caracterizada por uma etapa do capitalismo do hiperconsumo. Surge deste modo um tipo de homem, voraz, móvel, flexível, ´liberto` da anterior referência de classe, com desejos e gostos impossíveis de prever, voraz na aquisição de bens de consumo evanescentes, ansioso de experimentar ´novas` (!) e fugazes experiências emocionais, sem autenticidade, apenas caracterizadas pela quantidade: bem-estar, ´marcas`, o imediato sem compromisso, a comunicação pela comunicação.
Temos assim uma sociedade ´pós-moderna` marcada pela falta de compromisso (vide Sartre - ´engagement`) no que respeita à vida pública, bem como a perda do sentido das grandes instituições coletivas e uma cultura ´cool`, ´light`!...
Prólogo
Sedução 'non stop'
A indiferença pura
Narciso ou a estratégia do vazio
Modernismo e pós-modernismo
A sociedade humorística
Violências selvagens, violências modernas
http://www.scribd.com/doc/7265347/Gilles-Lipovetsky-A-Era-Do-Vazio

1 comentário:
Sou Mocambicano residente no maputo. Aqui no meu país não existe uma livraria se quer vendendo este livro. Estou na fase de culminaçao de curso de filosofia, e a minha monografia subordina-se as análises de Lipovetsky. Como farei pra obter este livro? Nem q seja em PDF
Enviar um comentário