Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

«Deus e a Psicanálise» -- Victor White, O. P. - Prefácio de C.G. Jung




          «DEUS 
  E A PSICANÁLISE»
     Victor White, O. P. 
 Prefácio de C. G.  Jung

Apêndice de Gebhard Frei
Tradução de Belmiro Narino Figueira
LIVRARIA MORAIS EDITORA
LISBOA, 1964
408 pags.
Título Original: ´GOD AND THE UNCONSCIOUS»
HARVILL PRESS
LONDRES, 1952




´Freud, Jung e Deus`, ´Demónios e Complexos` ; eis aqui nada mais nada menos, três dos apaixonantes temas tratados neste livro. 

A necessidade de diálogo entre a nova psicologia do inconsciente e a sabedoria e a fé tradicionais do mundo ocidental reconhecida por todos, porém até à data da publicação desta obra nada nem ninguém se tinha atrevido a um empreendimento desta natureza com tão sólido conhecimento de ambos os campos. 

Circunstâncias de índole pessoal introduziram o Padre Victor White no mundo da psicologia profunda, e o autor escreve com una experiência que não se pode aprender com a simples leitura de livros. O P. White comprovou que este encontro do antigo com o novo apresenta exigências consideráveis aos que cultivam ambos os lados dessa temática. Contudo o Autor convence-nos de que o empreendimento vale a pena e de que pode trazer contributos da maior importância para remediar os males que afligem o homem moderno. Esta tarefa corresponde de um modo especial ao pastor de almas e ao psicólogo, mas não pode ser indiferente a ninguém.

Este livro é o fruto de estudos do P. White sobre a matéria ao longo de doze anos. Os resultados são com frequência radicalmente originais e constituem um desafio a opiniões em regra aceites. Foram amplamente comparados com os avanços e teorias da escola de Munique, e  C. G.  Jung, no seu prefácio, concede ´um valor particularmente alto à efectiva compreensão`, da sua obra, que mostra o Autor e rende ´rasgados elogios` à sua ´extraordinária imparcialidade` . Mas o P. White demonstra-nos que não é um junguiano incondicional, de estrita observância, nem insensível à importância do trabalho realizado por outros no mesmo  terreno. 
Já bem conhecido como ardoroso cultor da ´philosophia perennis` , especialmente a representada por Aristóteles e São Tomás de Aquino, e também como sugestivo expositor da teologia católica, o Autor mostra o que esta pode oferecer à nova psicologia e o que dela deve aprender.
O livro dirige-se ao leitor em geral mais que ao especialista.!

Prefácio do Autor

Prólogo de C. G. Jung

I - O Crepúsculo dos Deuses
II - Os Deuses Mendigos
III - O Inconsciente e Deus
IV - Freud, Jung e Deus
V - A Froneiras da Teologia e da Psi-
      cologia
VI - Aristóteles, S. Tomás de Aquino e o Homem
VII - A Revelação e o Inconsciente
VIII - Psicoterapia e Ética
IX - O Analista e o Inconsciente
X - Demónios e Complexos
XI - Gnose, Gnosticismo e Fé
XII - O Deus que Morre

Apêndice: Da Psicologia Analítica - O Método e o 
                  ensino de C. G. Jung, por Geghard Frei

Glossário


http://skocky-alcyone.blogspot.com/2011/02/dios-y-el-inconsciente-god-and.html







Sem comentários:

Pesquisar neste blogue