Número total de visualizações de páginas

domingo, 30 de janeiro de 2011

´Alah é Grande` - 'Encontros com a revolução islâmica'




     
      «Alá es grande» 
'Encuentros con la revolución islámica'
       Peter Scholl-Latour

Tradução do alemão por 
Alfonsina Janés Nadal
Coleção: ´Al filo del tiempo`
Dirigida por José Pardo
Procedência das ilustrações: 
Horst W. Auricht, Estugarda
Editorial Planeta S. A. 1984
Primeira edição: Maio de 1984
Depósito legal: B. 15.988-1984
ISBN 3-320-4745-7
464 págs.
Título original: ´Allah ist mit den Standhaften`
Deutsche Verlag-Anstalt , Stuttgart, 1983
ISBN 3-421-061138-6


Ilustração da capa: 
O Ayatollah Komeini e o autor

Prosseguindo o notável êxito da crítica na Alemanha da ´Morte no arrozal` (300.000 exemplares) sem contar as edições de bolso e as edições ´club`, Peter Scholl-Latour oferece-nos nesta obra de grandes proporções, uma reportagem modelo! Uma reportagem apenas possível de escrever a um homem da sua cultura e experiência orientalistas, da sua capacidade como jornalista e repórter e do seu brilhante estilo!

Scholl-Latour aprendeu a língua árabe na pequena aldeia donde era oriundo Amin Gemayel, que foi chefe de Estado do Líbano. O conhecimento da língua árabe abriu-lhe muitas portas e facilitou-lhe muitos contactos. Se a tudo isto acrescentarmos os seus agudos dotes de observador e o seu profundo conhecimento e compreensão da idiossincrasia dos crentes islâmicos, teremos  a explicação para o facto pouco frequente dos seus sucessivos livros terem estado no topo da lista de best-sellers ´non fiction` da ´Der Spiegel`.

Neste seu livro de vulto, Scholl-Latour apresenta um riquíssimo, vivo e apaixonante panorama do importante movimento islâmico. Precisamente por o ter vivido ao longo de três décadas, e por conseguinte ser um excelente conhecedor das causas históricas deste fenómeno.
Esta obra aborda nada mais, nada menos que vinte cenários: Irão, Afeganistão, Israel, Síria, Jordânia, Egipto, Arábia Saudita, Yemen, Iraque, Marrocos, Tunísia, Argélia, Líbia, Sinkião, Indonésia, repúblicas islâmicas da ex-URSS e Turquia. 

Scholl-Latour põe em evidência ao longo desta sua obra o que realmente constitui a chave que permite a compreensão de quanto acontece no mundo islâmico: o ressurgir da doutrina de Maomé, não apenas como inspiradora de uma religião, mas também de certas formas de vida. O autor deixa bem claro que no Islão não pode nem deve separar-se a política da religião e que a revolução islâmica está ligada e religada ao passado!

Trata-se, em suma, do facto de que o fundamentalismo islâmico propugna pelo retorno ao passado, ao retorno à sua própria cultura, frente ao ocidentalismo e ao laicismo.


Peter Scholl-Latour, nasceu em Bochum em 1924: foi aluno do Colégio St. Michel de Friburgo - Suiça e de Wilhems-Gymnasium em Kessel. Estudou nas Universidades de Mogúncia, Paris e Beirute, tendo praticado na última, disciplinas árabes. Doutorado em Filosofia e Letras, iniciou a profissão de jornalista em 1959.


http://es.wikipedia.org/wiki/Peter_Scholl-Latour
http://www.webislam.com/?idt=16413
http://emboscado.blog.com/page/2/
http://skocky-alcyone.blogspot.com/2008/11/ontem-portugal-e-tragdia-do-kosovo-hoje.html


Sem comentários:

Pesquisar neste blogue