Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

«Berlim Ocidental: ´Ponta de Lança do Imperialismo` »





        «BERLIM OCIDENTAL»
´Ponta de Lança do Imperialismo'
Revanchismo - Subversão - Guerra económica 
       contra os Países Socialistas
Tradução de 
Sylvio Monteiro
Editora Civilização Brasileira S.A.. 
1963




No fim da guerra contra o nazi-fascismo, as quatro quatro grandes potência vitoriosas - União Soviética, Estados Unidos da América, Inglaterra e França - decidiram soberanamente que o seu principal objectivo, ocupando a Alemanha, era o de acabar com o militarismo germânico, os resíduos nazistas e impedir a qualquer preço que aquela Nação voltasse a perturbar a paz mundial, como já o  fizera três vezes em menos de setenta anos. 

O país foi dividido em quatro partes e a cada qual se atribuiu jurisdição de uma das potências vencedoras. A sua antiga Capital, Berlim, seria administrada pela ´Kommandatura` interaliada e, unidas e conscientes de sua missão, ela executariam planos estabelecidos e ratificados em vários acordos, como os que se realizaram em Yalta e Potsdam.

As três potências ocidentais, contudo, lopgo se aperceberam - diante da expansão geográfica do  socialismo na Europa - que Hitler, afinal, não fora de todo insano... Era preciso conter o ´perigo vermelho, o ateísmo bolchevista` e, acreditavam que somente com a força e a audácia conseguiriam realizar o seu intento. O primeiro passo seria o de reequipar industrial e militarmente ´a sua Alemanha`, opondo-a como um dique ´à inundação moscovita` .

Pouco a pouco fora estimulando o revanchismo germânico, com a criação de um Estado Alemão ´independente`, e tomando medidas nitidamente agressivas, como foi a de deslocarem tropas para dentro de Berlim (que ficava no coração mesmo da zona de ocupação soviética) e destruindo, no espírito e na forma a ´Kommandatura` interaliada que antes haviam acordado livremente.

Provocações de toda a natureza começaram a ter lugar, como reformas administrativas e financeiras  que modificavam o ´status` interaliado e transformavam o sector estanque que se atribuiram na antiga capital alemã (´em flagrante desrespeito pelos tratados que firmaram`) num centro de espionagem, de guerra psicológica, de subversão constante e intensa contra a República Dmocrática Alemã, a União Soviética e as demais nações do bloco socialista.

As propostas feitas pela União Soviética no sentido de que um ´Tratado de Paz` com a Alemnha fosse finalmente assinado, para normalizar a situação europeia, encontraram sistemática recusa e permanente má-fé por parte das três potências ocidentais, com a consequente manutenção de um tumor maligno nas costas do mundo socialista e o resultante estabelecimento do que convencionou chamar guerra fria. 





[PDF] 

Berlim, a construção do muro eo socialismo alemão








Sem comentários:

Pesquisar neste blogue