Número total de visualizações de página

Os meus blogues

Os meus blogues...

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

«ANTROPOLOGIA SEXUAL» - Abel Jeannière



«ANTROPOLOGIA SEXUAL»
 Abel Jeannière
Tradução de José Lavradio
´Temas e Documentos` - 2
Livraria Morais Editora
Lisboa, 1965
237 págs.
N.º ed.: 181
Título original: ´Anthropologie Sexuelle`
Éditions Aubier Montaigne
PARIS. 1964


«A mulher em si não existe. Não existe o eterno feminino. Mas se a dualidade dos sexos não pode ser reduzida a um fenómeno de natureza, o certo é que também não provém apenas da história das
civilizações. Uma verdadeira antropologia não põe a descoberto a ´natureza` senão numa sociedade concreta, onde a cultura apenas se torna humana suscitando novos riscos de ´desnaturar o homem e a mulher.»

O Autor vai ao encontro de diversas concepções do problema, para as discutir ao longo da presente obra, que constitui sobretudo uma construção antropológica positiva: descobre as repercussões e o significado da sexualidade ao nível do encontro homem-mulher.

A sexualidade é o ´próprio lugar da ambiguidade, o lugar onde se misturam e se chocam uma voz das origens. aquém e através da linguagem infantil, e a palavra humana se organiza na história` ; ela é aqui encarada por si mesma na linha do seu desenvolvimento óptimo.



NOTA: Esta obra mereceu uma tradução para inglês: «The Anthropology of sex» !


http://www.springerlink.com/content/m5335g76625839n5/
http://books.google.pt/books?id=wfNBQP2UaMEC&pg=PA1016&lpg=PA1016&dq=anthropologie+sexuel+abel+jeanniere&source=bl&ots=sUiFiE_ric&sig=KboZsKAAWzwB08yJ18g6UD4ABsQ&hl=pt-PT&ei=KbdATefTFs6ChQes8f3mCA&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=10&sqi=2&ved=0CFwQ6AEwCQ#v=onepage&q&f=false

Sem comentários:

Pesquisar neste blogue