Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

«Oito Catequeses Baptismais» - S. João Crisóstomo





A colecção ´Origens do Cristianismo` apresenta os textos dos primeiros séculos cristãos, enriquecendo-os com um mínimo de aparato crítico necessário a uma melhor leitura ou estudo.
Estas obras interessarão ao historiadores em muitos campos: história das civilizações ou das ´culturas`, das instituições; história das literaturas e das línguas grega e latina; história das ideias, da filosofia e da religião, e são indispensáveis a todos os que se debruçam sobre os problemas da apologética cristã, da teologia na sua formação e na sua continuidade, da filosofia religiosa e da espiritualidade, da exegese, da moral e da ascese.
Os textos, publicados na íntegra, são na sua maior parte traduzidos dos originais fixados pelos maiores especialistas da primeira literatura cristã, na colecção bilingue ´Sources Chrétiennes` , fundada por Daniélou e Lubac.
O critério que presidiu aos trabalhos de tradução foi o de elevar ao mesmo nível de exigência o rigor científico e a qualidade literária.
O formato e a apresentação gráfica foram estudados para servir não só os estudiosos, tantas vezes impedidos do recurso a edições raras ou dificilmente acessíveis, mas também os mais exigentes organizadores da sua biblioteca pessoal.


A Colecção ´Origens do Cristianismo` dirigida por António Montes Moreira da O.F.M. e Professor da Universidade Católica, iniciou-se com a presente obra. Infelizmente a iniciativa apenas deu origem à publicação de sete volumes! Há que compreender a dificuldade levantada pela mudança radical da sociedade após o 25 de Abril! A Editorial Verbo achou por bem não arriscar a possibilidade de insucesso futuro!


«Oito Catequess Baptismais » 
              de
 S, João Crisótomo»
Traduzidas do Grego, pelo 
Pe Virgílio Madureira
a partir da versão original publicada 
em Paris pelas Éditions du Cerf com o título
´Huits Cathéchéses Baptismales`
Jean Chrysostome - Sources Chrétienns
Nº 50 BIS
Fixação do texto e notas de Antoine Wenger, A.A.
Verbo
Lisboa - São Paulo  
Fevereiro de 1974
Nº ED.- 977


João Crisóstomo (Boca de Ouro) nasceu em Antioquia entre 344 e 354. Na sua cidade natal, teve por mestre de retórica o famoso sofista pagão Libânio  e aprendeu filosofia ouvindo as lições de Andrágate.
Conhecido e estimado pelo bispo de Antioquia, Melécio, foi por este baptizado (372) e elevado à ordem de leitor. Entretanto, dedicou-se ao estudo da teologia sob a orientação do mestre antioqueno  Diodoro de Tarso. Mais tarde, retirou-se para as montanhas vizinhas de Antioquia, onde viveu como eremita durante quatro anos. De regresso a Antioquia recebeu o diaconado das mãos de Melécio em 381.
Em 386, Flaviano, sucessor de Melécio, ordenou-o Presbítero e confiou-lhe o encarco de pregar na igreja principal da cidade. João exerceu este ofício durante doze anos. (cf. «Juliano» - Gore Vidal). Datam deste período as suas melhores homilias, panegíricos e sermões onde se patenteiam as suas grandes qualidades pastorais e humanas, como a grandeza e delicadeza de sentimentos para com os pobres e a solicitude apostólica.
Em 398, foi eleito bispo de Constantinopla! Fontes históricas dão-nos conta de grandesdissidências na igreja de Constantinopla e, em geral, em todo o Oriente, motivadas por tal eleição.
É importante ter presente que este Patriarcado era recente e só foi proclamado, em importância, a seguir a Roma (Patriarcado do Ocidente), colocando-se à frente de Antioquia, Alexandria e Jerusalém, no IV Concílio Ecuménico,  reunido em 451 em Calcedónia, após a excomunhão (´anátema`) do Nestorianismo e do Monofisismo.
Além das peripécias dramáticas que vão rodear João Crisóstomo, é de realçar que a perseguição e prepotência de Constantinopla em relação aos Patriarcado otientais acima referidos, vão preparar o ambiente de hostilidade de nestorianos e monofisitas (cristão herético) que será propício ao avanço rápido do Islão...
Quanto às relíquias de S. João Crisóstomo é preciso ser isento na informação dada! As relíquias foram trazidas do exílio para Constantinopla...e lá permaneceram até à chamada IV Cruzada (1204)!!! ... a tal que em vez de se dirigir para a Terra Santa, decidiu aportar a Constantinopla, cercando a cidade e nela entrando à força da espada! Na  Sexta-Feira Santa de 1204, os Cruzados saquearam, violaram e acabaram por entrar a cavalo na Basílica de Santa Sofia ... inaugurando o Império Latinodo Oriente, de curta duração (1204-1258), mostrando assim aos turcos otomanos como entrar na 2ª Roma! Foi então que as relíquias foram levadas para Roma, juntando-se às de Gregório Nazianzeno levadas para Roma quando da crise Iconoclasta!

Sem comentários:

Pesquisar neste blogue