Número total de visualizações de página

Os meus blogues

Os meus blogues...

sábado, 30 de abril de 2011

«Ô JÉRUSALEM» (RÉCIT) ´Original francês` - «OH JERUSALÉM» (NARRATIVA) ´Versão portuguesa` - DOMINIQUE LAPIERRE E LARRY COLLINS



«Ô JÉRUSALEM»
        RÉCIT
DOMINIQUE LAPIERRE
              ET
LARRY  COLLINS


ÉDITIONS ROBERT LAFFONT, 1971


http://skocky-alcyone.blogspot.com/2008/11/votao-da-diviso-da-terra-santa-em-dois.html





                                                               1ª edição em Portugal


                                                               2ª edição em Portugal



«OH JERUSALÉM»
   NARRATIVA
DOMINIQUE LAPIERRE
                  E
LARRY COLLINS
Tradução de JOSÉ LUIS LUNA
LIVRARIA BERTRAND
1ª Edição, 1971
2ª Edição, 1991
Depósito legal nº 44.176/91
ISBN  972-25-0388-X








DOMINIQUE LAPIERRE, sem dúvida um dos grandes repórteres do século XX, entrou para o jornalismo aos dezassete anos de idade, tendo atravessado toda a América apenas com trinta dólares na algibeira e relatando em seguida, as inúmeras peripécias da sua aventura. Foi correspondente de guerra na Coreia, enviado especial a Nova Iorque, Moscovo, Rio de Janeiro, Tóquio e aos principais pontos de efervescência do Mundo inteiro. As suas grandes reportagens descrevem, com uma perspicácia e um poder de observação invulgares, toda a actualidade da segunda parte do século XX.
LARRY COLLINS, foi durante quatro anos, correspondente no Médio Oriente da agência noticiosa UPI e, em seguida, chefe de escritório de Paris da revista ´NEWSWEEK`. Este especialista dos problemas do Médio Oriente assistiu à maior parte das revoluções árabes. A acuidade das suas reportagens sobre o Egipto, o Iraque, o Líbano e a Guerra da Argélia, e as ilações apresentadas, marcaram uma data na grande imprensa americana.


Assim, os dois autores. Lapierre e Collins, que já tinham trabalhado juntos num livro que se tornou um grande sucesso em todo o mundo («Paris já está a Arder») e, posteriormente em «O Quinto Cavaleiro», decidiram estudar um dos fenómenos mais complexos e significativos do mundo do pós-guerra: a criação do estado judaico. Dedicaram quatro anos dos seus esforços, da sua inteligência e da sua imaginação, tentando ligar todos os fios de uma estrutura geográfica, humana e religiosa com características muito próprias. Para escrever este extraordinário fresco histórico que é «OH JERUSALÉM», os dois consagrados jornalistas fizeram 2000 entrevistas, estudaram 6000 páginas de documentação, utilizaram 20 colaboradores e observaram ´in loco`, todas as situações que levaram à construção do estado judaico. ´OH JERUSALÉM`, para além de ser uma narrativa absorvente da saga de um povo e das suas tradições, é também uma indispensável visão histórica para melhor compreensão do mundo moderno.


http://skocky-alcyone.blogspot.com/2011/02/o-quinto-cavaleiro-le-cinquieme.html


http://skocky-alcyone.blogspot.com/2010/02/livros-em-regra-esgotados-haganah.html

http://skocky-alcyone.blogspot.com/2008/11/haganah.html

http://youtu.be/nLxPn90Dg30

Sem comentários:

Pesquisar neste blogue