Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

«Vence a tua angústia com a Laya-Yoga» - Caio Miranda





«Vence a tua Angústia 
         com a 
    Laya-Yoga»
Caio Miranda                     

Edições de Ouro
Rio de Janeiro 
1969


A difusão do Yoga no Brasil pode dividir-se em duas épocas bem distintas: ´antes e depois das obras de Caio Miranda'. Quando os livros de sua autoria ainda não haviam aparecido, a milenar doutrina indiana era quase completamente desconhecida no Brasil e muito vagamente cultivada na América do Norte e na Europa, graças a uns poucos dedicados estudiosos do assunto em causa, embora o fizessem superficialmente, louvados em obras de curiosos ou traduções de livros hindus prenhes de fantasias e lendas inverosímeis.
Salvo alguns aventureiros que tentaram a sua oportunidade, organizando cursos clandestinos de Hatha Yoga, acobertados pela liberalidade das leis e pela fraca fiscalização desta matéria, somente na ´Sociedade Teosófica Brasileira´?  (hoje, ´Sociedade Brasileira de Eubiose`), onde Caio Miranda era instrutor desde a década de quarenta (cf. ´Assim ouvi do Mestre`), foram ministrados cursos regulares de Yoga, naturalmente destinados ao reduzido número de membros daquele Colégio Iniciático (cf. ´O Verdadeiro Caminho da Iniciação` - JHS). O grande público desconhecia completamente a disciplina de Patânjali e os poucos que, desejosos de aprender, caíam nas mãos dos mistificadores de barbas grandes e penduricalhos ao pescoço, logo se desiludiam, tais os ´mistérios` , e altos preços que lhes eram impostos. 
Em 1949 começou Caio Miranda a ministrar aulas de Yoga na sua própria residência, e desde então as notas mimeografadas que ali se distribuíam começou a interessar a classe culta do Brasil, nomeadamente da classe médica. De modo geral, todos os atuais professores de Hatha-Yoga passaram pelos cursos gratuitos de Caio Miranda, embora alguns deles viessem a servir-se das notas, diagramas e quadros lá fornecidos, distribuindo-os nas sua ´aulas` como procedentes da Índia, de cujas universidades 'yoguis` suas ´academias` seriam sucursais.
Quando em 1960, Caio Miranda apresentou a primeira edição do ´A Libertação pelo Yoga` a fez-se definitivamente a luz sobre o problema. O livro difundiu-se rapidamente por todo o mundo e o seu autor passou a ser apontado como a maior autoridade no assunto, neste lugar do planeta. O Yoga deixou de ser nebuloso e complexo para se tornar diafanamente claro e acessível, apaixonando então todas as classes sociais. Com a publicação de ´Hatha-Yoga', a ciência da Saúde Perfeita`, os cursos multiplicaram-se pelo Brasil e na América do Sul, pois o referido compêndio elucida de maneira definitiva como organizar  e ministrar sessões completas e perfeitas de Hatha-Yoga, apresentando o método que finalmente, se estabelecerá como o melhor e mais científico, superior, sem dúvida alguma aos importados
sem adaptações do Oriente. (Caio Miranda, explica de um modo sucinto e seguro o que são Tatwas, Tan-Matras, pois aprendeu que ´Spes Messis in Semine` e também que estávamos a entrar na inversão de ´Ex Oriente Lux` para  ´Ex Occidente Lux`).
Caio Miranda avançou e com outros companheiros fundou o «Instituto de Yoga do Rio de Janeiro  e  o ´Ashram do Vale`. 
Porém é com a Laya yoga que os resultados se têm mostrado mais surpreendentes. Consiste numa técnica de sedação da emotividade e cessação da atividade mental, visando alcançar altos graus de consciência!




1 comentário:

aleph3 disse...

***Olá, boa noite:
tenho este livro do Prof. Caio Miranda e aqui em minha cidade (Lins, SP) um antigo jornalista tem a obra "Só Envelhece Quem Quer - Yoga Prática de Rejuvenescimento" - Freitas Bastos 1968 - Vou tentar digitar algumas partes desta obra fatástica que fala sobre "Hunza Land" o paraíso da juventude, inclusive com receitas naturais fitoterápicas dos hunsas.
***Muito legal esta postagem, parabéns pelo blog

Pesquisar neste blogue