Número total de visualizações de página

Os meus blogues

Os meus blogues...

domingo, 26 de setembro de 2010

«PANORAMA DAS IDEIAS CONTEMPORÂNEAS» - DIRECÇÃO GAËTAN PICON - ´PANORAMA DES IDÉES CONTEMPORAINES» - NRF



«PANORAMA DAS IDEIAS CONTEMPORÂNEAS»

SOB A DIRECÇÃO DE GAËTAN PICON
TEXTOS ESCOLHIDOS POR: ROLAND CAILLOIS, MAURICE ENCONTRE, GAËTAN PICON,
FRANÇOIS ERVAL, RENÉ BERTELÉ, JACQUES MERLEAU-
-PONTY, ANDRÉE TÉTRY

TRADUÇÃO: ALBERTO CANDEIAS, AUGUSTO ABELAIRA, JOÃO PEDRO DE ANDRADE,
JOEL SERRÃO, JOSÉ DA SILVA PAULO, NATANIEL COSTA, RUI GRÁCIO

EDITORIAL ESTÚDIOS COR, LDA (665 Págs.)
1958 (A EDIÇÃO AQUI REPRODUZIDA, REFERE OUTUBRO DE 1961)

TÍTULO ORIGINAL:
´PANORAMA DES IDÉES CONTEMPORAINES`
COLECÇÃO: ´LE POINT DU JOUR`
LIVRARIA GALLIMARD, PARIS (NRF)


O espírito contemporâneo não cessa de dar, em todas as direcções, provas de uma fecundidade, de uma audácia e de uma novidade surpreendentes. Assistimos por isso, desde o pós-2ª Guerra Mundial, à proliferação dos balanços de uma actividade cujos resultados modificaram profundamente a nossa visão do mundo e a consciência que tomamos de nós mesmos.
A obra aqui apresentada tem sido praticamente esquecida apesar do seu imenso valor! Não foi intenção de quem concebeu esta ´preciosidade` fazer um dos ´balanços`acima referidos! Num número de páginas estritamente avaliado, pode falar a quem o lê, simultaneamente, do pensamento filosófico, do pensamento religioso, das ciências do homem, das ciências da natureza, das matemáticas e - também - das nossas experiências políticas, artísticas e morais, é porque o seu propósito não e de modo algum recensear - mesmo da maneira mais esquemática - os novos dados do nosso conhecimento e os resultados até então (1957 acabados de descobrir, nem as formas acabadas de criar, mas evocar o próprio espírito no qual esses factos fora procurados e estabelecidos, e inventadas estas formas. Este livro é um panorama das ideias contemporâneas (até 1957) e, por ´ideias`, devem ser entendidas as grande linhas de força que constituem a antecipação. os projectos, as escolhas do espírito que conhece e age; e ainda as grandes formas
que reúnem, interpretando-os, os factos assim descobertos, os efeitos assim obtidos.
Mais do que o próprio mundo, foi a grelha através da qual o nosso mundo aparece e se elabora foi o que os responsáveis por esta ´obra`tiveram a intenção de reconstruir. Não se trata de uma qualquer recensão tentada através dos vários capítulos, antes o próprio retrato desse mesmo espírito!


CAPA DA EDIÇÃO ORIGINAL:
´PANORAMA DES IDÉES CONTEMPORAINES`
24ª Edição
LIBRAIRIE GALLIMARD (NRF) , PARIS, 1957


Sem comentários:

Pesquisar neste blogue