Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 28 de setembro de 2010

«O misticismo latente na Literatura moderna»







    «El misticismo 
      latente en 
      la Literatura 
     Moderna»
   Cleanth Brooks

'Hemingway, Faulkner, 
Yeats, Eliot e Warren'

Tradução: Estela M. Hechart
Editorial Nova S:A:C:I:
Buenos Aires
Argentina, 1970
marca de lei 11.723

Título Original: ´The Hidden God`
Yale University, 1963


´...toda a religião que não afirme que Deus
está oculto, não é verdadeira - 'Vere tu es
Deus absconditus'
                             Pascal, pensées


As cinco conferências que este livro contém representam, no essencial, as que o Autor pronunciou em Julho de 1955 no Congresso de Teologia para Professores Universitários, em 'Trinity College', Hartford. Em 1961 Cleanth Brooks submeteu a uma revisão completa a segunda e quinta conferências.

Incluiu deliberadamente escritores cuja conceção da realidade não fosse ortodoxa, nem sequer cristã.

O Autor crê que é mais útil ao público a quem são dirigidas estas conferências fazer por incluir uma visão mais ampla, um conjunto mais abrangente e sejam estudados alguns dos casos mais interessantes e problemáticos - casos cujo interesse resida talvez no facto de serem problemáticos. 

Porém se pode pôr-se em causa a ortodoxia e mesmo o Cristianismo de qualquer dos cinco autores escolhidos, não é possível, em contrapartida, questionar a importância de cada um deles como artistas.

Na generalidade é oportuno que estes escritores, se bem que representem gerações literárias diferentes, contudo estejam entre os melhores produtos dos países de língua inglesa do século XX. As perceções que têm da natureza do mundo em que vivemos são importantes para qualquer leitor, quer seja ou não seja cristão!

Brooks, acredita que haja o que houver para falar sobre a Humanidade, o Cristianismo ou a cultura em geral, é mais significativo expor servindo-se da arte, e devido a essa razão o crítico lida nesta área com a característica literária de cada autor, de modo mais eficaz de que o faria através da Teologia ou da Filosofia!

É de reter que Cleanth Brooks (1906-1994) foi um eminente Teólogo, de Confissão Metodista!








Sem comentários:

Pesquisar neste blogue