Número total de visualizações de página

Os meus blogues

Os meus blogues...

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

«A NAVE DOS LOUCOS» - KATHERINE ANNE PORTER





«A NAVE DO LOUCOS»
KATHERINE ANNE PORTER
TRADUÇÃO: LEONEL VALLANDRO
REVISÃO (Para Portugal): JOSÉ RODRIGUES MIGUÉIS
CÍRCULO DE LEITORES (cortesia de ´LIVROS DO BRASIL`, SARL)
1973 (Novembro)

O título deste livro é a tradução do alemão ´DAS NARRENSCHIFF`, alegoria moral de Sebastian Brant (1458?-1521) publicada pela primeira vez em latim sob o título ´Stultifera Navis`em 1494.
Li-o em Basileia no Verão de 1932, quando ainda tinha bem vívidas as impressões da minha primeira viagem à Europa. Quando comecei a pensar no meu romance, apropriei-me dessa imagem simples e quase universal da nave do mundo na sua jornada para a Eternidade. Não tem ela nada de novo, pois já era bastante velha, usada, familiar e muito querida quando Brant a adoptou, e serve exactamente ao meu propósito. Eu própria sou uma passageira dessa nave.

K. A. P.


(Foto de MIAU. PT)




Sem comentários:

Pesquisar neste blogue