Número total de visualizações de página

Os meus blogues

Os meus blogues...

domingo, 19 de setembro de 2010

«CARDEAL NEWMAN» - ´ECUMENISMO E FIDELIDADE` - Christopher Hollis (No dia da Beatificação pelo Papa BENTO XVI)




«ECUMENISMO E FIDELIDADE»
     Cardeal Newmann
Christopher Hollis ( 1902-1977 )
Tradução: Aureliano Sampaio
Capa: Fernando de Sá
Colecção Habitat
Livraria Civilização- Editora
Porto - 1969
Título original:
´Newmann and the Modern World`
The Bodley Head L.td
Londres

A figura de John Henry Newmann é apaixonante. E na sociedade Pós- Concílio Vaticano II, mais se recorta o extraordinário perfil cheio de personalidade, simplicidade e fé de que esse homem à custa de fidelidade a uma razão rectamente formada, acabou por reconhecer na Igreja Roma a Igreja fundada por Cristo. Não é de admirar tanto o aspecto da sua vida, mas fundamentalmente a sua atitude depois  de ´convertido` .
Encontrara uma Igreja perfeitamente equipada com um conjunto de verdades que se lhe afiguraram basilares e continuadas na História, a partir de Cristo ( ´Essay on the Development of Christian Doctrine, 1845`, porém apenas li a excelente tradução francesa: ´Essai sur le Développement de la Doctrine Chrétienne, Éditions du Centurion, Paris, 1964 ).
Mas esse contacto com a História, tinha deixado marcas que de algum modo, deformaram o rosto divino dessa Igreja. 
O ´Povo de Deus`não se dava conta da sua responsabilidade da cristianização das estruturas temporais, a partir de dentro.
No ambiente do Catolicismo Inglês, desprezava-se a atitude intelectual de muitos que viam a necessidade de acudir ao mundo da cultura, da educação, da vida comum dos outros homens.
O que agrada ver em Newmann, é a maneira como compagina uma fidelidade perfeita à Igreja que aceitou como divina e o exercício recto dum espírito crítico construtivo.
Se alguns ainda consideram no tempo actual como obstáculo para a Fé certas atitudes humanas da Igreja de Roma, que razões teria então Newmann para se lamentar!
Outros Autores, outras obras debruçam-se sobre aspectos variados do Cardeal Newmann: a sua espiritualidade (era ´Oratoriano`!), os seus escritos, as suas ideias sobre educação.
Christopher Hollis centrou esta obra sobra a actualidade do pensamento de Newmann. Actualidade de pensamento e de vida!

Sem comentários:

Pesquisar neste blogue