Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

«Os Mestres do Ocultismo» - André Nataf






«OS MESTRES 
           DO 
  OCULTISMO»
   ANDRÉ NATAF

Tradução: Pedro Ramos
Revisão: Sofia Moço
Iconografia: Odile Gauvreau
Colecção Olhar Plural
Editora Pergaminho
Lisboa - 1997
Tiragem: 
2000 exemplares
Janeiro 1998
ISBN: 972-711-089-4
Dep. Legal:116019/97
255 páginas
Venda interdita no Brasil
Titulo  original:
´Les Maitres de l'Ocultisme
Bordas S.A.
Paris - 1989
ISBN: 2-04-18458-9


Nota: Esta obra é de facto um 'Dicionário' !



A filosofia oculta constituiu-se depurando o pensamento mágico, tão bem abordado por Lévy-Bruhl, das suas abstrações e do seu irrealismo; mas ao contrário do pensamento estritamente racional, tenta preservar aquilo que André Breton designa pelo «indestrutível núcleo da noite. 

Para ela, como para o poeta, o mundo dos sonhos encerra uma verdade que não contradiz a ciência, mas que percorre outros caminhos. Isso explica o fascínio que o ocultismo exerceu nos escritores e nos artistas. Já foi citado Breton. Mas poderia também citar-se G. de Nerval, Ch. Baudelaire, Jeonimus Bosch, W.A. Mozart, H. de Balzac, e muitos outros, de que nesta obra são invocados os nomes quando se aborda este ou aquele mestre.

O ocultismo tem origem em dois tipos de raciocínio indispensáveis à vida espiritual, que a ciência, que procede por silogismos, se limita a aplicar: o conhecimento intuitivo e sobretudo o raciocínio analógico. Os dois mundos (o mágico e o racional), contudo, apesar da sua existência independente, não deixam de ter ligações que permitem ir de um ao outro, o que impede a rejeição absoluta do ocultismo.

André Nataf é um reconhecido ensaísta e dramaturgo francês!


Sem comentários:

Pesquisar neste blogue