Número total de visualizações de páginas

sábado, 4 de junho de 2011

Utopia- 'Os socialistas utópicos` - Dominique Desanti








«LOS SOCIALISTAS 
      UTÓPICOS»
 DOMINIQUE DESANTI

TRADUÇÃO: 
IGNACIO VIDAL
CAPA: GRAVURA: «ILHA DA UTOPIA» 
segundo THOMAS MORUS
EDITORIAL ANAGRAMA
BARCELONA, 1973
ISBN: 84-339-0112-5
Depósito Legal: B. 22554 - 1973
423 páginas

TÍTULO ORIGINAL: 
«LES SOCIALISTES DE L'UTOPIE»
PAYOT
PARIS, 1970




Utopia não há tal lugar, sem lugar, traduz Quevedo no prólogo à versão, já então expurgada pelo Santo Ofício, que em 1627 fez Don Gerónimo António de Medina y Porres da obra de Thomas Morus.

«Ver-se-á que desde há muito tempo o mundo possui o sonho de uma coisa da qual só lhe falta ter a consciência para realmente a possuir», escreveu, em Setembro de 1843 Karl Marx a Ruge.
Porém este facto não o impediu de qualificar de ´Utopistas` os homens que desde finais do século XVIII até meados do XIX, procuravam achar um lugar, tanto na Terra como na consciência dos homens, para este sonho irrealizado, e ergueu-lhes uma barreira face aos socialistas que seguiam a sua teoria, únicos classificados como científicos. dialéticos e materialistas.
Durante muito tempo o anátema produziu efeito e relegou a sua obra apenas à atenção de especialistas, eruditos e curiosos.; porém desde a explosão do Maio de 68 em França e do movimento ´Hippy` o interesse em relação ao ´Socialismo utópico` é cada vez maior, como o demonstra a profusa literatura e prática sobre novos projetos e realizações de comunas e falanstérios.

Dominique Desanti, autora também de um interessante livro sobre a ´Internacional Comunista`, estuda com minúcia e simpatia a vida e a obra dos homens que desde Babeuf até Owen, passaram por Fourier, Saint-Simon, Cabet e outros, que assinalaram as diferentes etapas e evoluções do ´Socialismo utópico`, incluindo também no final desta obra de enorme valor, uma antologia dos seus textos, na maioria inéditos ou publicados em antigas edições de encontro difícil!...






Sem comentários:

Pesquisar neste blogue