Número total de visualizações de página

Os meus blogues

Os meus blogues...

terça-feira, 7 de junho de 2011

«INUMERISMO» - ´O Analfabetismo Matemático e as suas Consequências` - John Allen Paulo




«INUMERISMO»
´O Analfabetismo Matemático e as suas Cosequências
John Allen Paulos
Tradução: Raúl Sousa Machado
´Forum de Ciência` - 18
Publicações Europa-América, Lda
Edição n.º : 154518/5382
Depósito legal n.º : 45185/91
Título original: 
«Innumeracy. Mathematical Illiteracy and its consequences»






Como explicar a aversão que a grande maioria das pessoas tem pela Matemática? E qual o custo social do analfabetismo matemático?
Nesta obra brilhante e divertida, John Allen Paulos mostra que a incapacidade de racionalização de números muito grandes, ou das probabilidades a eles associadas, tem por resultado políticas governamentais pouco esclarecidas, decisões pessoais confusas e uma susceptibilidade acrescida às pseudociências de todos os tipos. 
Pondo em prática a ideia de que a abordagem dos temas complexos é por vezes mais eficaz pelo recurso ao humor, Paulos revela-nos o quanto é desvantajosa a situação actual de analfabetismo matemático e o que podemos fazer para a alterar.

Citando Douglas Hofstadter, autor da célebre ´Gödel, Escher, Bach`:
  «O analfabetismo matemático é uma doença que assola a nossa sociedade tecnológica. Para combater esta terrível doença, John Allen Paulos concebeu a vacina perfeita: esta obra que supera em muitos aspectos a formação matemática dada nas escolas secundárias. A nossa sociedade seria totalmente diferente se o indivíduo médio compreendesse as ideias expostas neste maravilhoso livro.»



Sem comentários:

Pesquisar neste blogue