Número total de visualizações de página

Os meus blogues

Os meus blogues...

terça-feira, 14 de junho de 2011

«GRANDES DERIVAS DA HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA» - MANUEL ANTUNES



«GRANDES DERIVAS DA HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA»
     ´LOGOS E PRAXIS`
  MANUEL  ANTUNES
EDIÇÕES BROTÉRIA
LISBOA, 1972


Esta obra do PROFESSOR MANUEL ANTUNES assinala, já em 1972, o facto de vivermos submersos numa torrente de informação. Em cada dia e mesmo em cada hora os chamados meios de comunicação social vão debitando nessa torrente novos caudais. Canalizar as águas, separá-las segundo os seus diversos graus de pureza e impureza, auscultar, com o ouvido no chão, de onde vem o rio e qual a sua direcção, eis aí tarefas indispensáveis mas nada cómodas de realizar.
Porque - nunca o podemos esquecer - a informação é uma indústria, é um comércio e é uma função social. Condicionada e condicionante, ela é-o sempre mas sobretudo em certos meios. É nestes que o ofício de triagem se torna particularmente árduo e difícil.
Reler aquilo que se leu, escutar aquilo que se ouviu, rever aquilo que se viu são imperativos para quem quiser conservar os seus dois primeiros sentidos acima da linha das águas.
Os ensaios que o Autor reuniu neste livro foram escritos com essa intenção pedagógica. Antes de mais, do autor para com o próprio autor. Depois, do autor para com o seu potencial leitor. Factos, representações, teorias. Eis o que estes ensaios pretendem apresentar, levar à compreensão e, na medida do possível, explicar.
Os materiais aqui coligidos, foram redigidos e publicados ao longo dos dez anos que precedem a data da publicação em livro - 1972; não são nem ´história` nem ´crónica` : o Autor pretende que sejam um pouco menos do que história e um pouco mais do que crónica.




1ª Parte: ´LOGOS`


2ª Parte: ´PRAXIS DOS GRANDES AUTORES`


3ª Parte: ´RETROSPECTIVA E PROSPECTIVA`



Sem comentários:

Pesquisar neste blogue