Número total de visualizações de página

Os meus blogues

Os meus blogues...

quinta-feira, 16 de junho de 2011

«DICIONÁRIO DO LIVRO»




«DICIONÁRIO DO LIVRO»
´Terminologia relativa ao suporte, ao texto, à edição
e encadernação, ao tratamento técnico, etc.`
MARIA ISABEL FARIA
MARIA DA GRAÇA PERICÃO
Prefácio: JOSÉ V. DE PINA MARTINS
GUIMARÃES EDITORES
LISBOA, 1988




Este dicionário, fruto da ciência e da experiência de duas distintas bibliotecárias da Universidade de Coimbra, vem preencher uma lacuna. Fazia-se há muito sentir, na bibliografia portuguesa, a falta de um ´vade-mecum` terminológico que fosse válido adjutório para todos quantos têm de ocupar-se directa ou indirectamente da disciplinas que se relacionam com o Livro, tanto pelo que diz respeito ao seu conteúdo como à sua forma material.


Neste ´Dicionário`, encontra-se, se não em desenvolvimentos exaustivos, pelo menos em múltiplos sucintos esboços, um elenco opulento de conceitos retóricos e de figuras do estilo, como a sugerir o que é já hoje uma conquista cognitiva reconhecida por todos os investigadores mais informados a linguagem da escrita, como meio de fixar e de comunicar o pensamento, está profundamente conexada à linguagem figurativa. Ambas estas áreas são redutíveis a uma única, através de um tratamento crítico de pesquisa.


É com obras como esta, instrumentos ágeis e modernos de pesquisa, que será possível alcançar um melhor apetrechamento e um mais rigoroso conhecimento metódico das nossas fontes originais do
Saber.




NOTA: Tendo-se esgotado esta edição, as distintas autoras escreveram um ´Dicionário` com o mesmo  título, revisto e aumentado (´DICIONÁRIO DO LIVRO`), editado vinte anos após a edição aqui referida (2008), pela ´ALMEDINA` , de COIMBRA!

Sem comentários:

Pesquisar neste blogue