Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 16 de junho de 2011

«Dicionário do Livro»









«Dicionário 
  do Livro»

 ´Terminologia Relativa ao Suporte, 
 Ao Texto,  à Edição e Encadernação, 
      Ao Tratamento Técnico, etc.

            PREFÁCIO DE
JOSÉ V. DE PINA MARTINS

Maria Isabel Faria
Maria da Graça Pericão
Guimarães Editores
Lisboa, 1988




Este dicionário, fruto da ciência e da experiência de duas distintas bibliotecárias da Universidade de Coimbra, vem preencher uma lacuna. Fazia-se há muito sentir, na bibliografia portuguesa, a falta de um ´vademecum` terminológico que fosse válido adjutório para todos quantos têm de ocupar-se direta ou indiretamente das disciplinas que se relacionam com o Livro, tanto pelo que diz respeito ao seu conteúdo como à sua forma material.


Neste ´Dicionário`, encontra-se, se não em desenvolvimentos exaustivos, pelo menos em múltiplos sucintos esboços, um elenco opulento de conceitos retóricos e de figuras do estilo, como a sugerir o que é já hoje uma conquista cognitiva reconhecida por todos os investigadores mais informados a linguagem da escrita, como meio de fixar e de comunicar o pensamento, está profundamente conectada à linguagem figurativa. Ambas estas áreas são redutíveis a uma única, através de um tratamento crítico de pesquisa.


É com obras como esta, instrumentos ágeis e modernos de pesquisa, que será possível alcançar um melhor apetrechamento e um mais rigoroso conhecimento metódico das nossas fontes originais do Saber.



Nota: Tendo-se esgotado esta edição, as distintas autoras escreveram um ´Dicionário` com o mesmo  título, revisto e aumentado (´Dicionário do livro`), editado vinte anos após a edição aqui referida (2008), pela ´Almedina` , de Coimbra!




Sem comentários:

Pesquisar neste blogue