Número total de visualizações de páginas

sábado, 4 de junho de 2011

«Introdução à História do nosso Tempo» - ´Do Antigo Regime aos nossos dias` - René Remond





«INTRODUÇÃO 
  À HISTÓRIA 
DO NOSSO TEMPO»
´DO ANTIGO REGIME 
AOS NOSSOS DIAS`
 RENÉ RÉMOND
  Revisão Cientifica de
Jorge Miguel Pedreira
Departamento de Sociologia da Faculdade
    de Ciência Sociais e Humanas da
      Universidade Nova de Lisboa

Tradução: 
Teresa Loureiro
Revisão do texto:
Josá Soares de Almeida
Capa:
Armando Lopes
Gradiva Publicações Limitada
1ª EDIÇÃO: Setembro de 1994
Depósito legal n.º 79545/94
460 páginas
Título original: 
«Introduction à l'Histoire 
  de notre Temps»
Éditions du Seuil 
1974 e 1989




O estudo do passado encontra a sua razão de ser na contribuição que traz à compreensão das situações e das questões , das forças e das mentalidades que compõem o mundo de hoje. Sendo assim conviria recuar até aos primeiros frémitos que anunciam a convulsão revolucionária do século XVIII.
A Revolução Francesa de 1789 certamente, mas também a vaga revolucionária que assola o mundo Ocidental no último quartel do século e que tem origem na 'Declaração de Independência dos Estados Unidos da América, em 1776.
Porém, como o significado de uma mudança só pode apreciar-se pela referência ao estado precedente e a apreciação do efeito de uma revolução está subordinada à comparação com o regime que derruba, é forçoso recordar os traços essenciais da sociedade do Antigo Regime. Aqui reside a razão pela qual esta obra tem aproximadamente como ponto de partida, os meados do século XVII.
São então um pouco mais de duzentos anos, ou seja, a duração de seis ou sete gerações, que constituem a matéria e medem a extensão desta síntese. Dois séculos ao longo dos quais o rosto do mundo, a composição das sociedades, as condições de vida e talvez mesmo as mentalidades e as sensibilidades mudaram mais que durante os milénios anteriores!...

O entendimento do presente escapa a quem tudo ignor do passado. só é possível ser contemporâneo do seu tempo conhecendo e tomando consciência das heranças. sejam elas consentidas ou contestadas. O objetivo deste livro é precisamente, estudar o passado em função do presente - e mesmo do futuro - , oferecendo uma síntese dos principais factos históricos dos dois últimos dois séculos e meio! :

Quais as causas da Revolução Francesa e de que forma mudou esta o resto do mundo? Que é o liberalismo? Qual a melhor definição de democracia? Por que surgiu o Socialismo? E o nacionalismo? Que aconteceu para que quase todos os países da Europa se tenham envolvido na Grande Guerra (1914-1918), denominada Primeira Guerra Mundial? Quais as características do Fascismo e do Comunismo? Como se tornou o Japão a importante potência económica que é hoje? O mundo Árabe constituirá realmente uma ameaça? Como será a Europa do século XXI?


ÍNDICE

PRIMEIRA PARTE 
O ANTIGO REGIME (1750-1789)

SEGUNDA PARTE
AREVOLUÇÂO (1789-1815)

TERCEIRA PARTE
O SÉCULO XIX (1815-1914)

QUARTA PARTE
O SÉCULO XX - DE 1914 AOS NOSSOS DIAS

CONCLUSÃO
             O mundo amanhã: Fatores de unidade, 
             fermentos de divisão




Sem comentários:

Pesquisar neste blogue