Número total de visualizações de página

Os meus blogues

Os meus blogues...

sábado, 4 de junho de 2011

«INTRODUÇÃO À HISTÓRIA DO NOSSO TEMPO» -(´DO ANTIGO REGIME AOS NOSSOS DIAS`) - RENÉ RÉMOND





«INTRODUÇÃO À HISTÓRIA DO NOSSO TEMPO»
` ´DO ANTIGO REGIME AOS NOSSOS DIAS`
TRADUÇÃO: TERESA LOUREIRO
REVISÃO CIENTÍFICA DE:
JORGE MIGUEL PEDREIRA (DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS DA UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA)
CAPA: ARMANDO LOPES
GRADIVA - PUBLICAÇÕES, LDA
1ª EDIÇÃO: Setembro de 1994
Depósito legal n.º 79545/94
TÍTULO ORIGINAL: «INTRODUCTION À L'HISTOIRE DE NOTRE TEMPS»
ÉDITIONS DU SEUIL, 1974 e 1989


O estudo do passado encontra a sua razão de ser na contribuição que traz à compreensão das situações e das questões , das forças e das mentalidades que compõem o mundo de hoje. Sendo assim conviria recuar até aos primeiros frémitos que anunciam a convulsão revolucionária do século XVIII.
A REVOLUÇÃO FRANCESA de 1789 certamente, mas também a vaga revolucionária que assola o mundo Ocidental no último quartel do século e que tem origem na Declaração de Independência dos ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA, em 1776.
Porém, como o significado de uma mudança só pode apreciar-se pela referência ao estado precedente e a apreciação do efeito de uma revolução está subordinada à comparação com o regime que derruba, é forçoso recordar os traços essenciais da sociedade do ANTIGO REGIME. Aqui reside a razão pela qual esta obra tem aproximadamente como ponto de partida, os meados do século XVII.
São então um pouco mais de duzentos anos, ou seja, a duração de seis ou sete gerações, que constituem a matéria e medem a extensão desta síntese. Dois séculos ao longo dos quais o rosto do mundo, a composição das sociedades, as condições de vida e talvez mesmo as mentalidades e as sensibilidades mudaram mais que durante os milénios anteriores!...

O objectivo deste livro é precisamente, estudar o passado em função do presente - e mesmo do futuro 
- , oferecendo uma síntese dos principais factos históricos dos dois últimos dois séculos e meio! :

Quais as causas da REVOLUÇÃO FRANCESA e de que forma mudou esta o resto do mundo? Que é o liberalismo? Qual a melhor definição de democracia? Por que surgiu o Socialismo? E o nacionalismo?
Que aconteceu para que quase todos os países da Europa se tenham envolvido na GRANDE GUERRA (1914-1918), denominada PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL? Quais as características do FASCISMO e do COMUNISMO? Como se tornou o JAPÃO a importante potência económica que é hoje? O mundo Árabe constituirá realmente uma ameaça? Como será a Europa do século XXI?

Sem comentários:

Pesquisar neste blogue