Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 15 de junho de 2011

«A revolução psicanalítica» - Marthe Robert





«A  REVOLUÇÃO 
 PSICANALÍTICA»
  MARTHE ROBERT 
(1914-1996)
TRADUÇÃO: 
JOSÉ M. LEBRE DE FREITAS
CAPA: 
ALDA ROSA e DUARTE NUNO SIMÕES
COLECÇÃO
´PSICOLOGIA E PEDAGOGIA`
MORAES EDITORES
LISBOA, 1968
(410 Págs.)
TÍTULO ORIGINAL: 
«LA RÉVOLUTION PSYCHANALYTIQUE»
PAYOT
PARIS, 1964




A Autora, Marthe Robert, foi uma consumada e excelente germanista, de quem se publicaram traduções de Kleist, Büchner, Nietzsche, Göthe e Kafka.
Consagrou vários estudos a Kafka, tendo escrito um ensaio sobre literatura, «L'ancien et le nouveau», que lhe valeu o prémio ´Fémina-Vacaresco`. Colaborou em várias revistas e na Rádio Televisão Francesa, para a qual «A revolução psicanalítica» foi originariamente concebida para uma série de emissões.

A presente obra é constituída por essa série de emissões radiofónicas que foram difundidas pelo canal nacional (França III) da Radiotelevisão Francesa de 1 de Dezembro de 1962 a 30 de Julho de 1963. A autora decidiu conservar-lhe a forma de apresentação e desenvolvimento exigida pelo seu destino original, completando-a porém com notas e as indispensáveis referências bibliográficas. 

O texto em si não foi alterado, mas umas quantas vezes acrescido de citações. Os textos de Freud e de certos autores alemães inéditos em França foram traduzidos por Marthe Robert.


Por conseguinte no presente livro, aborda a obra de Freud, menos como especialista e ´técnica` do que com a sensibilidade de escritora e crítica. Consegue deste modo, expor claramente as ideias-
-mestras da teoria psicanalítica, reintegrar o grande sábio no meio intelectual da época e mostrar um novo aspecto da sua obra ao rever as influências literárias que lhe modelaram o estilo e formaram o pensamento.


A obra de Freud, cujos volumes foram, na expressão do poeta Kurt Tucholsky, outros tantos ´dias que abalaram o mundo`, deve ao seu alcance revolucionário e à influência nunca vista que exerceu e exerce ainda hoje nos espíritos o lugar singular que ocupa na ciência.

Sem comentários:

Pesquisar neste blogue