Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 29 de junho de 2011

«A Contra - Reforma» - e a Reforma Católica nos Princípios da Idade Moderna Europeia - Michael Mullett








       «A CONTRA-REFORMA»
   ´e a Reforma Católica nos Princípios da
      Idade Moderna Europeia`
MICHAEL MULLET
TRADUÇÃO: 
J. SANTOS TAVARES
REVISÃO DE TEXTO: 
MANUEL JOAQUIM VIEIRA
Panfletos Gradiva
GRADIVA
LISBOA, 1985
69 páginas

TÍTULO ORIGINAL: 
«THE COUNTER-REFORMATION»
MICHAEL MULLET, 1984


A maior parte dos ensaios tradicionais sobre a Contra - Reforma aceitam conclusões que este caderno vai pôr em causa. Os historiadores costumavam partir do princípio de que a Contra -Reforma teve origem mais ou menos na mesma altura em que a Reforma Protestante - isto é cerca de 1517, quando o reformador protestante Martinho Lutero iniciou a sua separação da Igreja Católica Romana -  e terminou entre 1600 e 1650. 

Um outro aspeto do tratamento antigo do assunto consistia em acentuar o papel na Contra -Reforma dos seguintes fatores: uma série de papas reformadores; o Concílio de Trento; os Jesuítas; a Inquisição e o ´Index` dos livros proibidos. Contudo, nos últimos anos notou-se a emergência de uma nova maneira de ver a Contra - Reforma. O propósito deste caderno é apresentar essa nova visão do assunto.

Este caderno adota uma visão diferente. Em primeiro lugar, as origens da Contra - Reforma são situadas aquém do século XVI, ainda na Idade Média. Em segundo lugar, a Contra - Reforma é apresentada como um processo de longa duração que não estaria terminado, decerto, por volta de 1600 ou 1650. 

A vitalidade da Contra - Reforma sobreviveu a uma série de papas reformistas. O Concílio de Trento foi indispensável para a Contra - Reforma, embora a maior parte das pessoas não conseguisse compreender as suas extensas resoluções acerca da doutrina; mas a sua legislação necessitava de implementação, o que levou longo tempo, por vezes mais de um século, nas diversas regiões da Europa católica.

Quanto a outros aspetos da Contra - Reforma que receberam um extenso tratamento na maior parte dos livros escolares, o ´Index` dos livros proibidos não deverá merecer grande importância; foi composto, muitas vezes desajeitadamente, por censores intelectuais e compunha-se de um grande número de obras que a maioria dos católicos europeus não podiam ou não deveriam ler. 

Um outro subtópico favorito e tradicional da Contra - Reforma, a Inquisição, também não merece grande atenção; a sua autoridade era reconhecidamente aterrorizadora nos domínios espanhóis e papais, mas foi, no máximo, um instrumento negativo da Contra - Reforma.


                                                           ÍNDICE

Introdução: novos aspectos da Contra-Reforma~
As origens da Contra-Reforma
Os estímulos da Reforma Católica
O sacerdócio
A Sociedade de Jesua e outras ordens
O impacto popular da Contra-Reforma
Êxitos e fracassos da Contra-Reforma
A política da Contra-Reforma
As missões
Conclusão
Bibliografia selecconada



http://skocky-alcyone.blogspot.com/2008/12/martinho-lutero-e-as-95-teses-de_07.html


http://skocky-alcyone.blogspot.com/2010/09/martinho-lutero-um-destino-lucien.html


Sem comentários:

Pesquisar neste blogue