Número total de visualizações de páginas

domingo, 12 de junho de 2011

«História da Literatura Latina» - Enzo V. Marmorale


                                                   
                                                               ´Das origens à época de Augusto`




                                                  
                                           ´Da época de Tibério à literatura Cristã`






«HISTÓRIA DA LITERATURA 
  LATINA»
  Enzo V. Marmorale
Tradução: 
João Bartolomeu Júnior
História das Grandes Literaturas 
3 e 4
Estúdios Cor
Lisboa, 1974
Vol. I - (271 págs.)
Vol. II - (195 págs.)
Título original:
«Storia della Letteratura Latina
  dalle origini a VI Secolo»
Luigi Loffredo Ed.
Nápoles



A História de Roma é, sem restrições, a história da civilização moderna, que na latina encontra a sua base mais sólida. As experiências das civilizações anteriores, incluindo a grega, teriam
soçobrado em grande parte no esquecimento se Roma as não tivesse recolhido, completado e coordenado, fundindo-as ao calor do seu génio próprio.
Poderá de igual modo dizer-se que a história da literatura latina não é apenas a expressão literária dum povo, mas a história da literatura do mundo antigo que encontra nos escritores latinos admiráveis intérpretes e continuadores que imprimem no entanto um cunho específico às obras que produzem.
A querela sobre a originalidade da literatura grega e a falta de originalidade da literatura latina vai perdendo o sentido, na medida em que estudos recentes têm mostrado que também a Grécia, à semelhança dos outros povos, assimilou e aperfeiçoou formas e aquisições anteriores.
Deste modo como as civilizações orientais foram matéria de experiência para a Grécia, assim a Grécia foi matéria de experiência para Roma.
É precisamente o alto valor e as características da literatura latina que Enzo V. Marmorale, põe em relevo, ao estudar circunstaciadamente a sua evolução desde as origens até à época cristã!


Sem comentários:

Pesquisar neste blogue