Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 3 de junho de 2011

«A TIRANIA PSICOLÓGICA» - ANDREA DEVOTO




«A TIRANIA PSICOLÓGICA»
     ANDREA DEVOTO

Tradução: Jorge Feio
Capa : Sebastião Rodrigues
BAB
Secção V -  Ciências Sociais
Biblioteca Arcádia de Bolso
Editora Arcádia Limitada
Lisboa (s/d)
(437 págs.)


Fala-se em ´psicologia política` a propósito de temas relacionados com a ´psicologia social` e, também,  a propósito de ´psicologia militar`. Trata-se, de uma maneira geral, de referências superficiais, que dificilmente prendem a atenção do público, relativamente vasto, dos psicólogos em senso lato; quanto ao público culto, esse mantém-se completamente alheio. O objetivo deste livro é, por isso, preencher tal lacuna, pelo menos nas suas linhas essenciais.

O objetivo da psicologia política é o homem, aquele homem que, em todos os níveis sociais e em todos os países, constitui para a política - e para os seus artifícios - a matéria-prima, a massa manobrável, a reserva com que conta sempre, visível ou ocultamente: eleitores, soldados, cidadãos, contribuintes, vítimas, carcereiros, fugitivos; massas, indivíduos, coletividades; burgueses e operários, intelectuais e camponeses, ricos e miseráveis.

O interesse da psicologia deve concentrar-se sobre o aspeto unitário da conduta humana, procurando determinar as leis que a regulam, através do estudo dos ambientes em que os homens vivem. Só assim será possível, por etapas sucessivas, aspirar a conhecer as razões dos comportamentos humanos, comportamentos que, é bom sublinhar, são sempre ´normais` , se mais não fosse pela difusão que tem em tempos de paz quer em tempos de guerra!...

Se as consequências próximas ou distantes, leves ou pesadas de uma determinada política se devem considerar ´normais` , porque ubíquas, difusas, endémicas, tal não quer dizer que não se deva tentar que alguns seres humanos, pelo menos, reencontrem a consciência de si próprias e se salvem daquele ´complexo de rebanho` de que fala Aldous Huxley !!!

ÌNDICE

I - A luta pelo poder

II - Uso e abuso da violência

III - Para um amanhã «melhor»

http://skocky-alcyone.blogspot.com/2008/11/mistficao-das-massa-pela-propraganda.html

Sem comentários:

Pesquisar neste blogue