Número total de visualizações de página

Os meus blogues

Os meus blogues...

sexta-feira, 27 de maio de 2011

«O MATERIALISMO DIALÉTICO E AS CIÊNCIAS DA NATUREZA» - Kh. FATALIEV



«O MATERIALISMO DIALÉTICO E AS CIÊNCIAS DA NATUREZA»
  Kh.  FATALIEV (da UNIVERSIDADE DE MOSCOVO)
TRADUÇÃO: CONSTANTINO PALEÓLOGO
BIBLIOTECA DE CULTURA CIENTÍFICA
ZAHAR EDITORES
RIO DE JANEIRO, 1966
TÍTULO ORIGINAL:
«LE MATÉRIALISME DIALECTIQUE ET LES SCIENCES DE LA NATURE»
Publicado na URSS, por ÉDITIONS DU PROGRÈS, MOSCOVO




Destina-se este livro aos interessados no estudo da evolução da CIÊNCIA moderna e do pensamento marxista. O seu autor foi professor na UNIVERSIDADE DE MOSCOVO até à sua morte, ocorrida em desastre aéreo no ano de 1959.
Após uma introdução histórica que visa situar o leitor numa linha evolutiva da problemática proposta pelo autor, esta obra procura abranger uma série de aspectos das questões sociais suscitadas pelo progresso da investigação e pesquisa modernos.
O seu objectivo fundamental, porém é mostrar o que ´denomina`de carácter anticientífico (?) da ´Filosofia burguesa` das ciências da natureza.
Faz uma exaustiva análise da corrente mais difundida dessa Filosofia, o ´neopositivismo` (?), da qual as demais correntes sofrem a influência em maior ou menor escala (´afirma` o autor). Além disso, ´afirma` ainda FATALIEV, que o facto de a Filosofia ´neopositivista` ter-se difundido largamente entre os sábios do Ocidente e pretendendo ser o neopositivismo a ´FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS` (?), a sua ´critica`supõe a análise profunda de numerosos problemas fundamentais da Ciência actual (e o caso LYSSENKO na URSS?!...).
Conclui a sua análise afirmando que a ´única` Filosofia  que corresponde ao conteúdo objectivo da Ciência moderna é o «MATERIALISMO DIALÉCTICO»!...

Sem comentários:

Pesquisar neste blogue