Número total de visualizações de página

Os meus blogues

Os meus blogues...

quarta-feira, 4 de maio de 2011

«A VINGANÇA DE DEUS» (´CRISTÃOS, JUDEUS E MUÇULMANOS À RECONQUISTA DO MUNDO`) . GILLES KEPEL



«A VINGANÇA DE DEUS»
´CRISTÃOS, JUDEUS E MUÇULMANOS 
À CONQUISTA DO MUNDO`
GILLES KEPEL
Tradução: Fernanda Branco
Col. DOCUMENTÁRIO, 16
PUBICAÇÕES DOM QUIXOTE, LDA.
LISBOA, 1992
ISBN: 972-20-1009-3
Título original: «LA REVANCHE DE DIEU»
´CHRÈTIENS, JUIFS ET MUSULMANS 
À LA RECONQUÊTE DU MONDE`
ÉDITIONS DU SEUIL, 1991




A partir de meados dos anos setenta, beneficiando  de um desencanto geral face às ideologias e ás utopias seculares, diversos movimentos cristãos, judeus e muçulmanos efectuaram uma entrada espectacular no domínio social e político.
Todos eles têm projectos de reconstrução do mundo e baseiam nos respectivos textos sagrados as regras da sociedade de amanhã. E todos - cristãos, judeus e muçulmanos - usam tácticas idênticas, seja quando tentam apoderar-se do poder, seja quando procuram alargar a influência das suas redes comunitárias.
GILLES KEPEL realizou um inquérito aprofundado na EUROPA, na AMÉRICA e no MÉDIO ORIENTE. Dos ´tele-evangelistas`protestantes aos judeus ultra-ortodoxos, dos grupos islâmicos à ´renovação carismática`, de JERUSALÉM a PRAGA e do CAIRO a BROOKLYN, investigou uma história pouco conhecida e observou no terreno uma realidade não raro preocupante.
As pesquisas efectuadas foram apoiadas pelo CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISAS INTERNACIONAIS, FUNDAÇÃO NACIONAL DAS CIÊNCIAS POLÍTICAS DE PARIS, da COMISSÃO FRANCO-AMERICANA de intercâmbio universitário, entre outras!
Antes de se utilizarem com alguma leviandade, as palavras ´FUNDAMENTALISMO`ou ´INTEGRISMO, bem como alguns outros termos cujo abuso mal disfarça a nossa ignorância dos factos, é pois necessário ler este livro excepcionalmente claro e bem informado!


http://www.janusonline.pt/2007/2007_4_4_3.html





Sem comentários:

Pesquisar neste blogue