Número total de visualizações de página

Os meus blogues

Os meus blogues...

terça-feira, 17 de maio de 2011

«Karl Marx,, cet inconnu» - (´Karl Marx, Esse Desconhecido`) - Textos inéditos apresentados por Maximilien Rubel




LA NEF - REVUE MENSUELLE
5e Année - Numéro 43 - JUIN 1948
Contribuição de MAXIMILIEN RUBEL com o texto
«KARK MARX, CET INCONNU»
Textos inéditos de KARL MARX apresentados por MAXIMILIEN RUBEL
Págs. 46-69




O estudo é apresentado por R. A. (ROBERT ARON ou RAYMON ARON???) e intitula-se KARL MARX SERAIT-IL ´ENCORE` MARXISTE? (KARL MARX SERIA ´AINDA` MARXISTA?).


O texto de MAXIMILIEN RUBEL, intitula-se de um modo indagador: «LA VIE POSTHUME DE KARL MARX» (´A VIDA PÓSTUMA DE KARL MARX`)! Disse indagador, mas também provocador para todos aqueles que não saibam que KARL MARX escrevera o seu último texto em 1875: as famosas glosas
marginais ao «PROGRAMA DE GOTHA», conhecido por «CRÍTICA AO PROGRAMA DE GOTHA»!
MARX indignado pela fusão dos que dele se reclamavam, o GRUPO DE EISENACH com o grupo de FERDINAND LASSALLE...Para MARX este acto constituía uma aberração, de aí as palavras finais: ´DISSE E SALVEI A MINHA ALMA` !
Esse texto só foi publicado em 1891, 8 anos após a morte de MARX, juntamente com a ´CRÍTICA AO PROGRAMA DE ERFURT` de FR. ENGELS...
MARX lega uma imensidade de manuscritos que são agrupados por ENGELS, especialmente os LIVROS II e III de «O CAPITAL», ficando a cargo de KAUTSKY o IV LIVRO, intitulado de ´HISTÓRIA DAS TEORIAS DA MAIS-VALIA`...Claro que outros textos foram publicados!
Porém, foram os bolcheviques que se empenharam na publicação da enorme massa de escritos ainda inédita!
É desses inéditos que MAXIMILIEN RUBEL procura dar a conhecer ao público interessado! Isto é, quer fazer compreender que KARL MARX foi como que prisioneiro daqueles que dele se reivindicavam!
Aborda textos da adolescência de MARX, analisa o texto ´SÓCRATES E CRISTO`. Publica e analisa uma carta de KARL MARX a LUDWIG FEUERBACH, de 1843; aborda o tema ´A REVOLUÇÃO DE 1848 E O PROLETARIADO INGLÊS` ...
Em suma está a abrir caminho a uma MARXOLOGIA CIENTÍFICA, que vai dar abundantes frutos, especialmente quando desaprova o modo como ENGELS agrupou os manuscritos dos LIVROS II e III de «O CAPITAL», propondo uma composição menos naturalista e pondo em prática esse desidério em KARL MARX - OEUVRES - BIBLIOTHÉQUE DE LA PLEIADE! Até hoje foram editados 4 VOLUMES! Sendo o último datado de 1994 e falecendo MAXIMILIEN RUBEL em 1996, é de temer que não saiam mais volumes!
Para quem não sabe é de referir que esses volumes são em papel bíblia e andam em média por 1900 págs. !

http://skocky-alcyone.blogspot.pt/2011/05/sociologia-e-filosofia-social-de-karl.html
http://skocky-alcyone.blogspot.pt/2010/08/marx-critico-do-marxismo-maximilien.html
http://skocky-alcyone.blogspot.pt/2011/05/marx-critique-du-marxisme-maximilien.html




Sem comentários:

Pesquisar neste blogue