Número total de visualizações de página

Os meus blogues

Os meus blogues...

segunda-feira, 30 de maio de 2011

SÍMBOLO - «ESENCIA Y EFECTO DEL CONCEPTO DE SIMBOLO» - (´ESSÊNCIA E EFEITO DO CONCEITO DE SÍMBOLO`) - ERNST CASSIRER

O


«ESENCIA Y EFECTO DEL CONCEPTO DE SIMBOLO»
  ERNST CASSIRER
TRADUÇÃO: CARLOS GERHARD
FONDO DE CULTURA ECONOMICA
MÉXICO, 1975
TÍTULO ORIGINAL: «Wesen und Wirkung des Symbolbegriffs»
Wissenschaftliche Buchsellschaft
DARMSTADT, 1956






Enquanto alargava fecundamente o âmbito da filosofia neokantiana, na sua monumental «FILOSOFIA DAS FORMAS SIMBÓLICAS», ERNST CASSIRER escreveu vários trabalhos, reunidos neste volume, que situam e esclarecem algumas das premissas fundamentais da sua obra magna!


Não é apenas a razão humana, no sentido de KANT, que abre as portas à compreensão da realidade; é, antes, a mente humana em conjunto, com todas as suas funções e impulsos, com todas as suas capacidades de imaginação, sentimento e volição - para além da lógica - , que estende a ponte entre o homem e a realidade, cujo cabal conceito não pode ser avaliado num estreito e apertado molde abstracto.


Toda a forma simbólica - não só o sistema epistemológico mas também os territórios intuitivos - suscita uma revelação que está voltada para o exterior, uma síntese de mundo e mente. É incumbência da FILOSOFIA analisar as funções mentais que determinam a vasta multiplicidade dos seus recursos.


A linguagem e o mito são talvez os mais antigos de entre estes modos de captação. Não se prendem, originariamente às categorias da chamada lógica discursiva, se bem que a linguagem conseguiu vencer as suas peculiaridades iniciais e desembocar naquilo que hoje chamamos razão ou ciência.
Isto nos conduz ao âmago do pensamento de CASSIRER: a filosofia é muito mais que teoria do conhecimento; deve abarcar uma teoria da concepção e expressão pré-lógicas, e o seu culminar na razão e no conhecimento fáctico. 


Esta obra é completada por uma réplica de CASSIRER ao filósofo sueco MARC-WOGAU, acerca da ´filosofia das formas simbólicas` ...


http://skocky-ocirculohermetico.blogspot.com/2010/04/dictionnaire-des-symboles-jean.html


http://circulohermetico.blogspot.com/2010/02/da-compreensao-dos-simbolos.html

Sem comentários:

Pesquisar neste blogue