Número total de visualizações de página

Os meus blogues

Os meus blogues...

quarta-feira, 25 de maio de 2011

«A DEMOCRACIA E O SOCIALISMO» - (´UM MODO DIFERENTE DE VER`) - DIAMANTINO D. BALTAZAR







«A DEMOCRACIA E O SOCIALISMO»
(´UM MODO DIFERENTE DE VER`)
DIAMANTINO BALTAZAR
CAPA: MANUEL AUGUSTO
REVISÃO: ILÍDIO ARAÚJO
EDIÇÕES NOVA NÓRDICA, LDA.
Com o Patrocínio do:
CENTRO DE ESTUDOS HUMANÍSTICOS E SOCIAIS
LISBOA, 1983




A elaboração desta obra processou-se entre 1976 e 1980, em S. PAULO, no BRASIL Quando o autor a par da sua actividade profissional, exercia a docência no ramo das CIÊNCIAS SOCIAIS. Trata-se de um trabalho solitário que foi contemplado com a sua apresentação como tese de doutoramento. A sua elaboração foi feita de um modo sistémico!
Precedendo a sua estruturação e desenvolvimento passou-se um longo trabalho de estudo e pesquisa nos campos da SOCIOLOGIA e FILOSOFIA políticas, cujos primeiros passos foram dados na ferquência destas disciplinas, em cursos de pós-graduação, de 1960 a 1962, na UNIVERSIDADE DE HARVARD, em CAMBRIDGE (EUA).
Apesar de as teses apresentadas na obra não poderem ter um quadro de referência, pois são na sua maioria originais, o autor mostra-se grato e quer tornar público a influência estimulante que para o seu progresso tiveram os cursos de PSICO-SOCIOLOGIA do DR. ERICH FROMM.
Contudo o autor, nesta área da FILOSOFIA POLÍTICA, chega a conclusões opostas às do destacado escritor e cientista,
Por conseguinte, trata-se de um esforço teórico que reforça o pensamento liberal apoiado num processo dialéctico da História. É realçada a divergência entre este processo e o materialismo dialéctico que informa a FILOSOFIA MARXISTA. Surge de um modo dedutivo uma nova determinante económico social como orientação infra-estrutural do processo de desenvolvimento da democracia económica!...


O AUTOR:
DIAMANTINO D. BALTAZAR, 53 anos, licenciado em medicina pela Universidade de Lisboa. Cursou Sociologia na Universidade de Harvard. Foi professor de Ciências Sociais, em S. Paulo, Brasil.

Sem comentários:

Pesquisar neste blogue