Número total de visualizações de páginas

domingo, 29 de maio de 2011

«A PARAPSICOLOGIA» - PROF. H. VAN PRAAG





«A PARAPSICOLOGIA»
     PROF. H. VAN PRAGG

TRADUÇÃO: CASCAIS FRANCO
PORTAS DO CONHECIMENTO
PUBLICAÇÕES EUROPA-AMÉRICA
Edição n.º 32 013/2670
TÍTULO ORIGINAL: «INLEIDING TOT de PARAPSYCHOLOGIE»
ELSEVIER NEDERLAND, B.v.
AMSTERDAM
150 pgs




Transmissão de pensamento, telecinese, emoções, músicas inspiradas, teletransporte, cálculo mental, eis outros tantos fenómenos bem reais e controlados que vão chegando ao conhecimento do grande público e despertando nele um interessa crescente por uma nova ciência chamada «parapsicologia».

Se, nalguns casos, tal interesse tem como móbil o culto dos poderes mágicos, em muitos outros há o desejo legítimo de desvendar os segredos dum campo desconhecido onde se situam capacidades que escapam aos postulados positivistas.

À semelhança do yoga, do budismo-zen e do sufismo, a parapsicologia está na moda. é obvio que o interesse manifestado por esta disciplina resulta de uma reação contra o racionalismo da ciência oficial.

Esquece-se, no entanto, com demasiada facilidade que a Parapsicologia não é uma teoria oculta, mas uma ciência empírica que deve conformar-se às exigências rigorosas do raciocínio e da verificação científicos. É este traço que lhe confere a sua função particular de ´ligação` entre o domínio da ciência e o do culto. Ela deve restringir-se a estudar estes fenómenos no âmbito da pesquisa científica, com os métodos das outras ciências experimentais.

                                
                                                  ÍNDICE

Prefácio
1. Introdução
2. Do normal ao paranormal
3. Csos-limite
4. Informação e energia
5. Domínio da parapsicologia
6. Observações de casos paranormais t´picos
7. O método da parapsicologia




Sem comentários:

Pesquisar neste blogue