«O SIONISMO»
CLAUDE FRANCK e
MICHEL HERSZLIKOWICZ
COLECÇÃO SABER Nº 147
PUBLICAÇÕES EUROPA-AMÉRICA
Edição nº 1147/2823
PUBLICAÇÕES EUROPA-AMÉRICA
Edição nº 1147/2823
140 pgs
TÍTULO ORIGINAL:
TÍTULO ORIGINAL:
«LE SIONISME»
COL. ´QUE SAIS-JE`
PRESSES UNIVERSITAIRES DE FRANCE
PARIS, 1980
Na capa: pormenor do baixo relevo da Arca de
COL. ´QUE SAIS-JE`
PRESSES UNIVERSITAIRES DE FRANCE
PARIS, 1980
Na capa: pormenor do baixo relevo da Arca de
Tito representando o candelabro de sete braços.
O ´Sionismo`, tem por origem ´etimológica` o monte ´Sião`, que sobranceiro a Jerusalém, simboliza há três milénios, os laços indissolúveis que unem o Povo Judeu, a Religião Hebraica e a ´Terra de Israel` (Eretz Israel).
O «Sionismo» como movimento político surgiu no século XIX pela mão de Teodoro Herzl. No movimento sionista encontrou expressão a secular aspiração do povo de Israel uma ´Pátria` a que chamasse sua e que o libertasse das vicissitudes a que a história o sujeitou.
O ´Sionismo` conseguiu concretizar os seus objetivos com a criação do 'Estado de Israel'. Mas as controvérsias que têm acompanhado a sua vida e evolução, a hostilidade com que tem vindo a defrontar-se, o alastrar atual do ´anti-sionismo`, conferem ao tema uma atualidade renovada que qualquer espírito minimamente atento não poderá ignorar.
A presente obra reflete uma 'perspetiva' de dois autores muito próxima do 'Irgun', o que se me afigura de grande gravidade, para uma obra de síntese para informação geral, dado ter sido o Irgun e a sua facção dissidente o Stern, estarem na origem da formação do Likud, que desvirtuou o projecto do Sionismo político após a guerra do Yom Kippur (1973)!
A Primeira Ministra Golda Meir, pertencente ao Partido Trabalhista (Mapai) que esteve na origem da formação do Estado de Israel, dado o descuido de segurança, que permitiu o risco para Israel na Guerra do Yom Kippur! G.M. teve de demitir-se, de aí o Mapai e o Mapam (trabalhistas) terem iniciado o seu declínio, dando oportunidade à dominação por parte da direita do Estado de Israel!

Sem comentários:
Enviar um comentário