´CARTA ABERTA` ao PRESIDENTE DA REPÚBLICA FRANCESA, por ÉMILE ZOLA
«J'ACCUSE...!»
1ª Página do Jornal «L'AURORE», (´Deuxième anné - Numero 87 - Cinq centimes
Jeudi 18 Janvier 1898) (´Segundo ano- Número 87 - Cinco cêntimos - Quinta-feira 18 de Janeiro 1898)
A C U S O
CARTA AO PRESIDENTE DA REPÚBLICA
EMÍLIO ZOLA
pedindo desculpa por ter sido dobrado!
Nesta primeira parte encontra-se apenas parte do imenso texto escrito pelo corajoso EMÍLIO ZOLA!
O ´ANTI-SEMITISMO` ESPALHAVA-SE EM FRANÇA!...
Nesta primeira parte encontra-se apenas parte do imenso texto escrito pelo corajoso EMÍLIO ZOLA!
O ´ANTI-SEMITISMO` ESPALHAVA-SE EM FRANÇA!...
O ´Caso` (´L'Aaffaire`), como ficará a ser chamado e conhecido na História, tem início em 1894: Um acontecimento banal vai levar um Capitão, de seu nome Alfred Dreyfus, a ser condenado por traição, degradado, e condenado à deportação perpétua sendo degredado para a tristemente famosa Ilha do Diabo, frente à costa da Guiana Francesa!
Em 1896, um Coronel francês, Piquart, tem a honesta frontalidade de revelar que Dreufus foi acusado e declarado culpado sem razão! Esta importante revelação faz com que a opinião pública comece a comover-se, tanto mais devido ao facto de Dreyfus ser Judeu rico e alsaciano.
A esquerda francesa não duvida mais da sua inocência. Emílio Zola, amigo íntimo do malogrado Jaurès, decide escrever uma carta aberta ao recém-eleito Presidente de França. Essa carta publicada no jornal «L'Aurore», surge como um demolidor artigo, intitulado ´J'Accuse` - ´Eu Acuso`, demonstrando que o Ministro da Guerra acobertou com a sua autoridade toda uma série de ilegalidades!
Zola, foi conduzido perante o Tribunal, sendo o intrépido escritor condenado a um ano de prisão!
A França apaixona-se e divide-se em dois campos, dado o anti semitismo se confundir com o nacionalismo!...
Em 1899, o ´Processo´ é revisto em Rennes, porém o desfecho será uma nova condenação...Amnistiado em 1900, Dreyfus terá ainda de aguardar seis anos por uma verdadeira reabilitação! Durante a Grande Guerra servirá a sua Pátria no Campo de Honra como brilhante oficial de Artilharia!
Este facto levou os judeus europeus a refletir que seriam sempre vítimas nas nações europeias, mesmo que o seu passado fosse de grande empenhamento pelas respetivas ´pátrias`... Em 1895, Theodor Herzl , natural da Hungria escreve a obra que está na origem do ´Sionismo`: «Der Judenstaat» («O Estado Judeu»)! Em 1897 Herzl organizou o 1º Congresso Sionista, que decorreu em Basileia, na Suiça!
Sem comentários:
Enviar um comentário