Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 2 de maio de 2011

«O Tempo dos Assassinos» - ´Anatomia de Uma Investigação`






     
           «O TEMPO 
                   DOS 
            ASSASSINOS»
´ANATOMIA DE UMA INVESTIGAÇÃO`
             CLAIRE STERLING

Tradução de Ricardo Coelho Iglésias
ESTUDOS E DOCUMENTOS - 215
PUBLICAÇÕES EUROPA-AMÉRICA
Edição nº 4215/3957
246 pags.
TÍTULO ORIGINAL: 
«THE TIME OF THE ASSASSINS»
1983 - CLAIRE STERLING
HOLT, RINEHART AND WINSTON
NEW YORK





ANATOMIA DE UMA INVESTIGAÇÃO


Turquia. Anos 70. Quase toda a gente alinhara ou com a esquerda ou com a direita, durante esses anos mortíferos. Muitos ainda tentavam 'limpar' o seu lado e incriminar o outro pela pior das selvajarias que pusera o país de rastos, e que levara as Forças Armadas a rapidamente restabelecerem a ordem, depois de uma década de terrorismo que conduziu quase à guerra civil.
A ideia de estarem ambas as partes - a extrema esquerda e a extrema direita - em concordância tácita para a destruição do anterior regime, que a fronteira entre elas fosse fácil de passar, que as infiltrações e manipulações pudessem existir - eis algo que não parecia ser compreendido.


Quando a jornalista Claire Sterling, autora de «A Rede do Terror», já referido aqui, se deslocou à Turquia para conhecer os antecedentes de Ali Agca, e procurar desvendar as razões que o levaram à Praça de S. Pedro para assassinar João Paulo II, poucos turcos podiam apreciar desapaixonadamente o caso. Uma parte etiquetava-o de direitista, a outra de agente secreto das esquerdas. A hipótese de ele servir simultaneamente os dois lados dificilmente lhes passaria pela cabeça.

E a pergunta continuou: Agca agiu como um louco fanático da direita ou da esquerda, um assassino solitário ou, pelo contrário, não passava de um simples títere de uma conspiração mais vasta que visava a liquidação do Papa e de Lech Walesa?

                                                               ÍNDICE

Prólogo - Um muro de espelhos

I parte - Descobrindo a conspiração
II parte - A pública demanda da conspiração perturb a paz
III parte - Respostas e enigmas




Sem comentários:

Pesquisar neste blogue