Número total de visualizações de página

Os meus blogues

Os meus blogues...

terça-feira, 10 de maio de 2011

«A GUERRA DO SINAI» - MOSHE DAYAN



«A GUERRA DO SINAI»
      MOSHE DAYAN
TRADUÇÃO: CAIO DE FREITAS
CAPA: NÉLIO BARBOSA HORTA
2ª Edição
EDIÇÕES BLOCH
RIO DE JANEIRO
(1º EDIÇÃO BRASILEIRA - 1967
TÍTULO ORIGINAL: «THE SINAI CAMPAIGN»
SCHOCKEN BOOKS 
NOVA IORQUE, 1965
LONDRES,1966




MOSHE DAYAN, nascido em 1915, é um ´SABRA` (CACTO), isto é, nasceu já na PALESTINA, na ´TERRA DE ISRAEL` ! Com apenas 14 anos ingressou nas fileiras da ´HAGANAH` (DEFESA) ! Alistou-se no Exército Britânico, enquadrado nos grupos de JUDEUS ´SIONISTAS` , combatendo as tropas da FRANÇA de VICHY, que ocupavam o LÍBANO e a SÍRIA! Em 1941 como Comandante de destacamento sofreu um tiro no olho esquerdo, quando observava o inimigo usando binóculos! Ficou cego e passou a usar a proverbial pala...
Em 1948 (há 63 anos) na luta pela independência de ´ERETZ ISRAEL`, foi comandante da REGIÃO MILITAR DE JERUSALÉM! CHEFE DE ESTADO-MAIOR de 1953 a 1958, foi o estratega da famosa GUERRA DO SINAI, invadindo e ocupando o SINAI, concomitantemente com a intervenção FRANCO-BRITÂNICA!
Foi uma grande vitória pois permitiu a navegação israelita pelo estreito de TIRANA que dá acesso ao MAR VERMELHO!
Em 1959, eleito para a ´KNESSET` tornou-se ministro da agricultura do Governo de BEN GURION!
Tendo voltado à vida civil em 1956, o GENERAL MOSHE DAYAN, escreveu este livro dirigido principalmente aos quadros militares!
Em 1967, as tropas israelitas, sob o comando do saudoso e malogrado YTZCHAK RABIN, inspirados na táctica de 1956, invadiram o SINAI, e em 4 dias estavam instalados nas margens do CANAL DO SUEZ!
Era então, MOSHE DAYAN, MINISTRO DA DEFESA do Governo de LEVY ESHKOL!

Sem comentários:

Pesquisar neste blogue