Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 7 de maio de 2012

«Uma Política de Grandeza Francesa» - Maurice Thorez





  

         «Une Politique
  de Grandeurs Française»
        Maurice Thorez
     Secretário geral do 
Partido Comunista Francês,
    Deputado e Ministro de Estado.

Discursos pronunciados nos Congressos
de Villeurbanne, janeiro de 1936 e de Arles, dezembro 
de 1937,na sessão do Comitê central, Ivry, maio de 1939 
e no congresso de Paris, junho de 1945


      Prefácio de Jacques Duclos
Secretário do Partido comunista francês, 
Deputado, Vice-presidente da Assembleia 
         Nacional Constituinte.
Éditions Sociales
Paris - 1945
379 pags.



Os livros escolhidos nestes dois últimos ´posts` têm apenas o interesse dos respetivos títulos! Conheci de perto aquilo que se denomina por «estalinismo» e sei, como Gyorgy Lukáks bem o caracterizou, não passa de um ´taticismo`!...
Quanto a Renaud de Jouvenel, apesar do sua futura ´estalinolatria`, já termina a obra anteriormente apresentada, referindo à guisa de interrogação: «A guerra está para amanhã?»... E em 1952 é editada a sua obra denominada «La guerre des mercenaires». A ´Guerra Fria` estava em curso!!!

Maurice Thorez, derrotista, desertor do exército francês, fugindo para Moscovo onde fica durante todo o período da 'Resistência'; julgado e condenado à morte, sendo depois indultado pelo General De Gaulle, claro que não merece qualquer simpatia. Porém, o título desta obra poderia ter sido escolhido pelo grande patriota que foi o General Charles De Gaulle!

O momento de então é precisamente aquele em que a França necessita de dirigentes que tenham orgulho e sentido da responsabilidade em ser francês! A História não perdoará a França e os seus dirigentes se não assumirem o dever de defender a dignidade dos valores humanísticos que nos ensinou!...

Quanto ao que afirma Jacques Duclos e também na anterior obra, Renaud de Jouvenel, a atitude de Estaline em relação ao famoso Pacto, pode ter alguma razão de ser face ao desastroso rumo das Democracias ocidentais que, cedendo sempre a Hitler, não inspiravam confiança. Duclos realça a constituição das F.T.P. sem as quais para nada serviriam as F.F.I. !!!

Tenho os ´fac-simile` do jornal «L'Humanité», saídos antes e à  época da invasão nazi; aí se vê ao que pode conduzir o ´taticismo` maquiavélico!!!


Vale contudo a pena a leitura destas duas obras pelo acervo de informação contida!

http://users.skynet.be/roger.romain/guerredesmercenaires_1952.htm

Sem comentários:

Pesquisar neste blogue