Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 24 de maio de 2012

«A Igreja Católica e o Nacional-Socialismo Alemão»


«POSIÇÃO OFICIAL DA IGREJA CATÓLICA FACE AO NEO-PAGANISMO NAZI»

                                                                          CAPA


                                                                        ROSTO






     «A IGREJA CATÓLICA E O
NACIONAL-SOCIALISMO ALEMÃO»

´DOCUMENTOS PONTIFÍCIOS 
          E EPISCOPAIS`

    ERNESTO COUTINHO 


Serviços de Imprensa e Informação
da Embaixada Britânica 
               1942
(5756.)   28066. Wt.32184/P3003.  W.P. Ltd. Gp.8
131 Págs.




Esta publicação visa combater junto do público de língua portuguesa o paganismo nazi, anti-cristão e evidentemente anti judaico, pois como afirmou Pio XI, em alocução a peregrinos belgas: «Somos Espiritualmente Semitas»!

Os Serviços de Imprensa e Informação da Embaixada Britânica em Lisboa proporcionaram a Ernesto Coutinho, cuja identidade desconheço e provavelmente será um pseudónimo, e à Igreja Católica nas pessoas da Santa Sé e do Episcopado da Europa, a divulgação de enorme cópia de textos anti nazis ou, pelo menos de prevenção contra esse ideário!

O livro abre com excertos de uma «CARTA PASTORAL», datada de 1 de Outubro de 1939, do Cardeal Cerejeira, Patriarca de Lisboa:


A atmosfera do mundo anda envenenada. A organização oficial da mentira, o prestígio do triunfo da força material, a sugestão dos instintos e apetites rebelados, o contágio das doutrinas neopagãs, -ameaçam fazer calar as exigências do ideal cristão.
O cristão, não pode ser indiferente perante Deus e o ateísmo militante, a verdade e o erro, a justiça e a violência, o direito e a opressão. . . .
. . . O culto de guerra é de natureza pagã. Trazem-no em si, como soldados armados o ventre do cavalo de Troia, as doutrinas que emancipam da sujeição a Deus o egoísmo sagrado da Pátria, num nacionalismo exaltado, que não conheceria limitações senão as do interesse nacional; que elevam a princípio absoluto o direito vital de um povo, com desprezo dos direitos vitais dos outros; que cantam o dinamismo dos povos fortes e jovens, ainda quando viole a justiça e a moral, ofendendo os direitos de terceiros.
A base necessária da paz é a ideia cristã da cooperação dos povos na justiça e na caridade. Não se pode erigir em fonte de direito a grandeza territorial, populacional, económica ou cultural dum povo, para destruir outro. Por ser vitoriosa, a agressão injusta não deixa de ser condenável sempre à luz de Cristo. . . .
. . . Que é, com efeito, a barbárie senão a falta de organização jurídica defensora do direito e da moral? Impera ela, onde só domina a força. 

Os «Documentos Pontifícios e Episcopais datam de 1930, 1931, 1932, 1933, 1934, 1935, 1936, 1937, 1938,
1939-1940 e 1942!

Destaco a condenação do livro de Alfred Rosenberg « O Mito do Século Vinte», decidida a 7 de Fevereiro de 1934, na Assembleia Geral da Suprema Congregação do Santo Ofício...tendo sido inscrita a referida obra no Index dos livros proibidos. É apresentada uma longa explicação da obra
e pensamento do nazi do balta da Estónia!
Condenação do livro de Frederic Schmidtke, «A imigração de Israel para Canaan»...

É de realçar a publicação na íntegra da famosa «Mit Brennender Sorge», Encíclica que condena o nazismo...é a terceira tradução que conheço em português editada em Portugal; aqui já referi as outra duas, sendo todas as três distintas no modo de composição!


http://skocky-alcyone.blogspot.pt/2011/05/o-cristianismo-perante-o-racismo-lucien.html
http://skocky-alcyone.blogspot.pt/2009/08/afinal-o-corajoso-papa-pio-xi-sempre.html

Sem comentários:

Pesquisar neste blogue