Número total de visualizações de página

Os meus blogues

Os meus blogues...

terça-feira, 1 de junho de 2010

«TRATADO DA TIRANIA» - Vittorio Amadeo Alfieri

...da mesma fidelidade, cegueira e obstinação com que os povos na tirania combatem pelos seus tiranos, se deve inferir que outros tantos ou mais esforços fariam pela liberdade...



«TRATADO DA TIRANIA»

( DELLA TIRANNIDE )

VITTORO AMADEO ALFIERI

Tradução prefácio e notas de
DANIEL AUGUSTO GONÇALVES

EDITORIAL FUTURA
LISBOA - 1975

TIRANIA, s.f. Poder usurpador e ilegal; governo de tirano. / Governo legítimo mas injusto e cruel. / Opressão, violência. / Barbaridade, acção desumana; acção de tirano. / Poder que certas coisas exercem às vezes dobre o homem. / Ingratidão.
( Dic. de Morais )

CONDE VITTORIO ALFIERI

Poeta italiano nasceu em 1749 e morreu em 1803. Célebre pelas suas tragédias e como propagandista de ideias liberais, o que lhe conquistou o título de ´Vate de Itália`. Aos 14 anos herdou uma fortuna enorme e aos 17 empreendeu uma longa viagem pela Europa. Esteve em Lisboa em 1770 e 1771.

«E o amor da verdade me obriga a observar aqui, que não sendo possível fazer-se uma tal mudança nas opiniões políticas ( bem como nas religiosas ) sem se fazerem muitas violências, todo o nosso se verá na triste necessidade de ser ao princípio desumanamente cruel, e até não poucas, injusto para persuadir ou conter pela força os que não entendem, não desejam ou não querem inovações, ainda que proveitosas».

ALFIERI, in, Tratado da Tirania


Sem comentários:

Pesquisar neste blogue