Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 1 de junho de 2010

«Tratado da Tirania» - Vittorio Amadeo Alfieri


'da mesma fidelidade, cegueira e obstinação com que os povos na tirania combatem pelos seus tiranos, se deve inferir que outros tantos ou mais esforços fariam pela liberdade.'







«Tratado da Tirania»

   (Della Tirannide)

Vittorio Amadeo Alfieri

Tradução prefácio e notas de
Daniel Augusto Gonçalves

Editorial Futura
Lisboa - 1975
192 pags

Tirania, s. f. Poder usurpador e ilegal; governo de tirano. / Governo legítimo mas injusto e cruel. / Opressão, violência. / Barbaridade, ação desumana; ação de tirano. / Poder que certas coisas exercem às vezes sobre o homem. / Ingratidão.
(Dicionário de Morais)

Conde Vittorio Alfieri

Poeta italiano nasceu em 1749 e morreu em 1803. Célebre pelas suas tragédias e como propagandista de ideias liberais, o que lhe conquistou o título de ´Vate de Itália`. Aos 14 anos herdou uma fortuna enorme e aos 17 empreendeu uma longa viagem pela Europa. Esteve em Lisboa em 1770 e 1771.

«E o amor da verdade me obriga a observar aqui, que não sendo possível fazer-se uma tal mudança nas opiniões políticas (bem como nas religiosas) sem se fazerem muitas violências, todo o novo governo se verá na triste necessidade de ser ao princípio desumanamente cruel, e até não poucas, injusto para persuadir ou conter pela força os que não entendem, não desejam ou não querem inovações, ainda que proveitosas».

Alfieri, in, Tratado da Tirania




Sem comentários:

Pesquisar neste blogue