Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 16 de junho de 2010

«OS EXILADOS ROMÂNTICOS» - Bakunine- Herzen-Ogarev





«LOS EXILADOS ROMÁNTICOS»
    Bakunine - Herzen - Ogarev
E. H. Carr (Edward Hallet Carr) - 1892/1982
Tradução: Buenaventura (Bonaventura) Vallespinosa
Coleccion Documentos
Editorial Anagrama
Barcelona - Espanha (1ª edição - 1969)
359 págs.
ISBN: 978-84-339-0102-6
Título original:
«The Romantic Exiles»
Vctor Gollanoz
Londres - 1933 (1ª edição)

O autor, Edward Hallett Carr, distinguiu-se primeiramente na Política Britânica como perito sobre assuntos soviéticos, tendo exercido influência sobre o Primeiro Ministro David Lloyd George no sentido de se opor a Winston Churchill, que desejava uma posição de grande hostilidade contra a URSS!
Passou de seguida a dedicar-se a aprofundados estudos sobre o Regime Soviético que o levaram  a escrever uma monumental história sobre a «Rússia Soviética» em 14 vols. !
Apesar das diferenças conheceu de perto alguns marxistas de relevo, tais Isaac Deutscher e os teóricos do Partido Trabalhista: Harold Laski e G. D. H. Cole!

E. H. Carr interessou-se vivamente por certas figuras do movimento revolucionário russo do século XIX, entre os quais as três espantosas figuras analisadas na presente obra: Bakunine, Herzen e Ogarev!
O próprio título que deu á obra revela o que deles pensava e, salvas as devidas distâncias. profundamente admirava: «The Romantic Exiles» - «Os Exilados Românticos»...
Ao tomar conhecimento da relação intelectual entre eles, constatou que o fervor revolucionário ia a par de um romantismo incorrigível. Antes de mais, foram sonhadores e poetas, sem dúvida seguidores de Rousseau e de Georges Sand; simultaneamente filhos e vítimas da «Era Romântica» na qual mergulharam e jamais trairam!


Sem comentários:

Pesquisar neste blogue