Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 22 de junho de 2010

«Hitória da Arquitetura no Ocidente» - R. Furneaux Jordan




    «HISTÓRIA DA 
  ARQUITECTURA 
   NO OCIDENTE»
J. Furneuax Jordan
Tradução: Maria da Conceição Ribeiro da Costa
Série: ´Movimentos e Escolas`
Dirigida pelo Dr. João Manuel Bairrão Oleiro
Verbo- 1985
Nº Ed. 1603
Dep. legal: 8182/85
Capa: A ´Catedral de Brasília`, (ainda em construção) 
de Óscar Niemeyer
Título original:
´A Concise History of Western Architecture`
Thames and Hudson Ltd. - 1969
Reeditado em 1979


´A arquitectura é o produto de uma centena de circunstâncias` - escreve o  Professor Furneaux Jordan. É produto de religião e política, arte e tecnologia. geologia e clima e muitos outros factores.
Começando com o Egipto antigo, Grécia e Roma, o autor mostra-nos como as construções, tanto na forma como na estrutura, sempre exprimiram as qualidades e aspirações das culturas de que provêm.
As obras-primas da Idade Média - Bizantino, Românico e Gótico - eram eclesiásticas, dando corpo a uma visão profundamente religiosa da vida.
A partir do Renascimento, a arquitectura passou progressivamente a responder a exigências seculares, com a construção de grandes palácios e mansões e, mais tarde, o advento de esquemas de planeamento urbanístico.
Durante o século XIX, a rápida expansão do industrialismo, juntamente com mudanças sociais de grande alcance, impulsionou a primeira fase da arquitectura moderna.
Foram os grandes mestres de engenharia da Época Vitoriana que apontaram o caminho do futuro. As suas estações dos caminhos de ferro, pontes e armazéns iriam, por fim, conduzir ao estilo internacional que continua florescente em edifícios construídos hoje.



Sem comentários:

Pesquisar neste blogue