Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 3 de junho de 2010

«Autenticidade Histórica dos Evangelhos» - 'Estudos de Criteriologia`





  «AUTENTICIDADE 
    HISTÓRICA 
    DOS 
    EVANGELHOS»
´Estudos de Criteriologia`
   Francesvo Lambiasi

Tradutor: 
H. Dalbosco
Edições Paulinas
São Paulo
1978

Título Original:
«L'Autenticitá Storica del Vangeli»
Centro Editorial Dehoniano
Bologna
1976


Há dois mil anos que os evangelhos vêm apaixonando os seus leitores, revelando profundezas densas de mistério.
Mas quel o seu valor histórico?
Que mediações interferiram entre o texto actual dos evangelhos e o Jesus da história?
Aí está o grande problema da historicidade dos evangelhos, que até cerca de 1950 era habitualmente resolvido com base na crítica externa (os evangelhos foram escritos por dois discípulos de Jesus e dois discípulos dos apóstolos: portanto são a biografia exacta de Jesus).

Os estudos mais recentes, porém, (história tas tradições, história das formas, história da redacção) levaram o problema a uma posição radicalmente diversa da do passado: devemos colocar-nos no plano da crítica interna se quisermos salientar com o auxílio de critérios válidos e cientificamente experimentados, as diversas camadas do estrato evangélico e chegar assim até Jesus.

É justamente esta nova metodologia dos critérios de autenticidade histórica que ocupa o centro da pesquisa apresentada nesta obra, trabalho indispensável para quem quiser actualizar e prosseguir os estudos sobre a credibilidade da história evangélica.

Disso precisamente nos diz o eminente teólogo R. Latourelle:
«O livro de F. Lambiasi é a resposta a uma expectativa. Havia necessidade de não pouca paciência, fidelidade e inteligência para realizar estudo tão erudito com perspectivas tão vastas.
A exegese não poderá jamais dispensar uma pesquisa deste género, se quiser enfrentar seriamente o problema da autenticidade histórica dos evangelhos».


Sem comentários:

Pesquisar neste blogue