Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 22 de junho de 2010

«GRÉCIA CLÁSSICA» - Karl Schefold



«GRÉCIA CLÁSSICA»
  Karl Schefold
Tradução: Maria Cristina Rocha
Série ´Movimentos e Escolas`
Dirigida pelo
Dr. João Manuel Bairrão Oleiro
Verbo- 1986
Nº Ed. 1700
Dep. legal  11 032/86
Capa:
Fragmento de Relevo Votivo da Acrópole de Atenas (C. 410 A.C.)
Título original:
´Klessiches Giechenland`
Holle Verlag - Baden Baden


Karl Schefold, da Universidade de Basileia, bem conhecido pelos seus numerosos trabalhos sobre a arte antiga, lança uma nova luz sobre realizações que, integradas desde longa data no património cultural do Ocidente, foram classificadas e catalogadas demasiado depressa entre as obras-primas, sem um estudo mais aprofundado.

Na verdade, o autor descobre nelas uma dimensão metafísica insuspeitada, revelando as relações determinantes que sempre existiram na Grécia entre a religião e a filosofia (os ensinamentos de Platão, a doutrina estóica), por um lado, e a arte, por outro.

Karl Schefold ensina-nos que o ´Milagre Grego`reside naquele frágil e sublime equilíbrio entre o Ser e o Tempo, o Permanente  e o Transitório, do qual o ´Pártenon`, marco petrificado da racionalidade nascente, o poderoso ´Doríforo`, as maravilhosas pinturas de vasos, a comovente Afrodite de Cnido e o prestigioso Apolo do frontão de Olímpia são a expressão ideal.

Deste modo verificamos que, mesmo para a nossa época, quando se põe em causa todos os valores, a arte clássica dos Gregos conserva o seu valor exemplar e continua a espalhar a sua mensagem de humanidade altaneira.

Sem comentários:

Pesquisar neste blogue