Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 23 de junho de 2010

«Caminhos da Razão no Ocidente» - ´A Filosofia ocidental, do Renascimento ao nossos dias` - Tiago Adão Lara






      «Caminhos da 
            Razão 
        no Ocidente»
       'A Filosofia ocidental, 
do Renascimento aos nossos dias'
Tiago Adão Lara
Diagramação: Valderes Barbosa
Vozes - Petrópolis- 1986
2358- 2


Qualquer estudante universitário e mesmo qualquer pessoa de estudo, que queira inteirar-se dos principais momentos filosóficos, que marcaram e ainda marcam a história do ocidente, do Renascimento aos nossos dias, encontrará, nesta obra, uma introdução de leitura relativamente fácil e clara. 
O livro pode transformar-se, com proveito, em texto didático, para um curso de filosofia.
Temas como racionalismo e empirismo, materialismo e idealismo, são abordados com acentuada preocupação de traçar um panorama da história do ocidente. 
Mas são as filosofias modernas e contemporâneas que constituem o assunto especial dessa obra. 
As correntes filosóficas, que caracterizam o caminho da laicização da cultura ocidental, a partir das suas matrizes gregas e medievais, são apresentadas na sua conexão com a complexidade das forças históricas.
Para o autor de 'Caminhos da Razão no Ocidente', a grande mudança da modernidade para a contemporaneidade encontra-se na passagem, ainda em ato, da conceção metafísica para a conceção dialética.
Uma análise da evolução do pensamento teológico - nela situando-se a questão da 'teologia da libertação' - e uma visão sintética da filosofia, no Brasil, enriquecem, sobremaneira, para o leitor, esta obra de Tiago Adão Lara.



Sem comentários:

Pesquisar neste blogue