Número total de visualizações de página

Os meus blogues

Os meus blogues...

quarta-feira, 23 de junho de 2010

«CAMINHOS DA RAZÃO NO OCIDENTE» - ´A FILOSOFIA OCIDENTAL, DO RENASCIMENTO AOS NOSSOS DIAS` - TIAGO ADÃO LARA



«CAMINHOS DA RAZÃO NO OCIDENTE»
´A FILOSOFIA OCIDENTAL, DO RENASCIMENTO AOS NOSSOS DIAS»

TIAGO ADÃO LARA

DIGRAMAÇÃO: VALDERES BARBOZA

VOZES - PETRÓPOLIS - 1986

2358-2


Qualquer estudante universitário e mesmo qualquer pessoa de estudo, que queira inteirar-se dos principais momentos filosóficos, que marcaram e ainda marcam a história do OCIDENTE, do RENASCIMENTO aos nossos dias, encontrará, nesta obra, uma introdução de leitura relativamente fácil e clara. O livro pode transformar-se, com proveito, em texto didáctico, para um curso de filosofia.
Temas como racionalismo e empirismo, materialismo e idealismo, são abordados com acentuada preocupação de traçar um panorama da história do Ocidente. Mas são as filosofias modernas e contemporâneas que constituem o assunto especial dessa obra. As correntes filosóficas, que caracterizam o caminho da laicização da cultura ocidental, a partir das suas matrizes gregas e medievais, são apresentadas na sua conexão com a complexidade das forças históricas.
Para o autor de CAMINHOS DA RAZÃO NO OCIDENTE, a grande mudança da modernidade para a contemporaneidade encontra-se na passagem, ainda em acto, da concepção metafísica para a concepção dialéctica.
Uma análise da evolução do pensamento teológico - nela situando-se a questão da teologia da libertação - e uma visão sintética da filosofia, no BRASIL, enriquecem, sobremaneira, para o leitor, esta obra de TIAGO ADÃO LARA.

Sem comentários:

Pesquisar neste blogue