Número total de visualizações de página

Os meus blogues

Os meus blogues...

domingo, 22 de agosto de 2010

«REFORMA, REVISIONISMO E OPORTUNISMO» - Rosa Luxemburg



«REFORMA, REVISIONISMO E OPORTUNISMO»
ROSA LUXEMBURG
(TEXTOS DE COMBATE)

TRADUÇÃO: LIVIO XAVIER
CAPA: P. BRETON

EDITORA CIVILIZAÇÃO BRASILEIRA, S.A.
RIO DE JANEIRO
CENTRO DO LIVRO BRASILEIRO, LDA - 1975


Este é um livro de crítica de Rosa Luxemburg, mulher talentosa, activa militante e heroína da Social-Democracia Alemã, que muito jovem ainda, o escreveu para pulverizar com talento, graça e ironia, as reformas sociais preconizadas por certo número de professores alemães que faziam ´Socialismo de Cátreda`; e, entre os quais se destacavam Schmoller, Wagner, Brentano, Schaeffle e outros que objectivavam fornecer ao Estado os meios de intervir com eficácia entre o Capital e o Trabalho.
Rosa Luxemburg, sempre no seu brilhante estilo, ataca também o ´Revisionismo` de Bernstein que depois de ter sido - até cerca de 1890 - um dos principais teóricos do Partido Social-Democrata Alemão e da II Internacional, depois da morte de Engels levantou a bandeira de uma ´Revisão` completa das concepções fundamentais do marxismo em geral.
Mas a sua crítica não se limita ao panorama alemão. Analisa de passagem a política do ´Trade-Unionismo` inglês, que «tem por representante clássico o Operário -´Gentleman`bem alimentado, correcto, estreito, limitado, pensando e sentindo ´Burguêsmente`. para situar a sua crítica no Partido Socialista Francês e nos vários aspectos do seu oportunismo.
Analisa a situação do grupo liderado por Jaurès (´Petite Republique`) apoiando a política do ministério Waldeck-Rosseau na ´acção de defesa republicana`e fundamentalmente a política de reformas sociais do ministro Millerand. Penetra nas divergências dos socialistas em França. O ´CasoDreyfus` - que abalou a França e interessou o mundo - tomado como exemplo de concessões oportunistas. Aborda e analisa as concepções francesas influenciadas pelo socialismo utópico de Proudhon.







Sem comentários:

Pesquisar neste blogue