Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

«A Nova Phase do Socialismo» - João de Menezes- «A Nova Fase do Socialismo» - João de Meneses



«A NOVA PHASE DO SOCIALISMO»
JOÃO DE MENEZES
´ENSAIOS DE PROPAGANDA E CRÍTICA`
LIVRARIA CENTRAL DE GOMES DE CARVALHO, EDITOR
LISBOA - 1902

João ( Duarte ) de Menezes, nascido em Lisboa em 1868, aí morreu em 1918; licenciou-se em Direito, na Universidade de Coimbra, foi advogado em Lisboa; tendo aderido aos princípios republicanos ainda estudante, participou na revolta de 31 de Janeirode 1891. A sua intervenção na propaganda revolucionária, permitiu-lhe estabelecer um acordo com o Partido Socialista, o que o levou à eleição dos deputados Afonso Costa, Paulo Falcão e Xavier Esteves.
Figura central do republicanismo, João de Menezes procurou estabelecer neste texto, partindo da análise do Professor Masarik, da Universidade de Praga, em ´Crise Philosophica e Scientifica do Marxismo Contemporâneo` ( Thomas Garrigue Masarik ( 1850-1937 ) - ´Die Wissenschaft und philosophiche Krise innerhalbe
des gegenwärtigen Marxismus` ), procurou estabelecer neste texto o balanço do Socialismo, actualizando a informação em Portugal e servindo a propaganda Republicana e Socialista.



«A NOVA FASE DO SOCIALISMO»
JOÃO DE MENESES

SOCIALISMO E POLÍTICA
GUIMARÃES & Cia
editores


A reedição deste texto permite definir o quadro científico e político portugueses no que diz respeito ao Socialismo, no final da Monarquia.

Carlos da Fonseca, a quem se deve a preparação, prefácio e notas da presente edição, nascido em Peniche em 1940, começou a trabalhar aos onze anos de idade, tendo sido sucessivamente caixeiro, mecânico, empregado de escritório, soldador. Após frequentar o ensino técnico e liceal, exilou-se e licenciou-se em Filosofia na Universidade de Vincennes
( Paris VIII ), tendo também obtido o diploma da Ecole Pratique des Hautes Etudes
( VII Section ), ambas em Paris.

Uma nova edição desta obra existe...
ISBN: 9726652296






Sem comentários:

Pesquisar neste blogue