
«A NOVA PHASE DO SOCIALISMO»
JOÃO DE MENEZES
´ENSAIOS DE PROPAGANDA E CRÍTICA`
LIVRARIA CENTRAL DE GOMES DE CARVALHO, EDITOR
LISBOA - 1902
72 pgs
João ( Duarte ) de Menezes, nascido em Lisboa em 1868, aí morreu em 1918; licenciou-se em Direito, na Universidade de Coimbra, foi advogado em Lisboa; tendo aderido aos princípios republicanos ainda estudante, participou na revolta de 31 de Janeirode 1891. A sua intervenção na propaganda revolucionária, permitiu-lhe estabelecer um acordo com o Partido Socialista, o que o levou à eleição dos deputados Afonso Costa, Paulo Falcão e Xavier Esteves.
Figura central do republicanismo, João de Menezes procurou estabelecer neste texto, partindo da análise do Professor Masarik, da Universidade de Praga, em ´Crise Philosophica e Scientifica do Marxismo Contemporâneo` (Thomas Garrigue Masarik - 1850-1937 - ´Die Wissenschaft und philosophiche Krise innerhalbe des gegenwärtigen Marxismus`), procurou estabelecer neste texto o balanço do Socialismo, actualizando a informação em Portugal e servindo a propaganda Republicana e Socialista.
«A NOVA FASE DO SOCIALISMO»
JOÃO DE MENESES
Prefácio e notas de Carlos da Fonseca
SOCIALISMO E POLÍTICA 2
GUIMARÃES & Cia
editores
Lisboa - 1975
81 pgs
A reedição deste texto permite definir o quadro científico e político portugueses no que diz respeito ao Socialismo, no final da Monarquia.
Carlos da Fonseca, a quem se deve a preparação, prefácio e notas da presente edição, nascido em Peniche em 1940, começou a trabalhar aos onze anos de idade, tendo sido sucessivamente caixeiro, mecânico, empregado de escritório, soldador. Após frequentar o ensino técnico e liceal, exilou-se e licenciou-se em Filosofia na Universidade de Vincennes (Paris VIII), tendo também obtido o diploma da Ecole Pratique des Hautes Etudes (VII Section), ambas em Paris.
ÍNDICE
Prefácio à reedição
A Nova Face do Socialismo
Notas à reedição
Nomes e autores citados
Existe uma nova edição desta obra.
ISBN: 9726652296

Sem comentários:
Enviar um comentário