Número total de visualizações de página

Os meus blogues

Os meus blogues...

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

«OS PRESSUPOSTOS DO SOCIALISMO E AS TAREFAS DA SOCIAL-DEMOCRACIA» - Eduard Bernstein



«OS PRESSUPOSTOS DO SOCIALISMO E AS TAREFAS DA SOCIAL-DEMOCRACIA»
EDUARD BERNSTEIN
TRADUÇÃO:
ÁLVARO DE FIGUEIREDO e MARIA CECÍLIA COLAÇO
UNIVERSIDADE MODERNA
PUBLICAÇÕES DOM QUIXOTE
LISBOA - 1976
TÍTULO ORIGINAL:
´Die Voraussetzungen des Socialismus und die Aufgaben der Sozialdemokratie`
Verlag J. H. W. Dietz Nachfolger GmbH - Berlin - 1976
Éditions du Seuil - 1976
PREFÁCIO DE DIETER SCHUSTER
PREFÁCIOS DO AUTOR:
PRIMEIRA EDIÇÃO: 1899
SEGUNDA EDIÇÃO: 1902
TERCEIRA EDIÇÃO: 1908
EDIÇÃO DE 1920

Discípulo preferido e executor testamentário de ENGElS, EDUARD BERNSTEIN ( 1850-1932 ) começa, logo a seguir à morte do seu mestre, a pôr em causa um certo número de teorias de MARX. No plano filosófico, dirige os seus ataques contra o método dialéctico e torna-se o principal defensor de um regresso a KANT, regresso este que encontrará a sua expressão no ´NEOKANTISMO` de todo um sector da ´INTELIGENTZIA` social-democrata. À luz dos mais recentes desenvolvimentos do capitalismo na sua época, BERNSTEIN contesta as teorias do valor, da mais-valia e da pauperização. Finalmente, no plano político, apoiando-se na prática real do partido alemão, o REFORMISMO, convida os social-democratas a «emanciparem-se de uma fraseologia ultrapassada pelos factos e a apresentarem-se como aquilo que na realidade são: um partido de reformas socialistas e democráticas.
Condenado por REVISIONISMO pela social-democracia internacional, BERNSTEIN tinha todavia interpretado pertinentemente uma corrente muito profunda existente no movimento socialista. Proclamando-se oficialmente marxista, esta corrente vai dominar os partidos da II INTERNACIONAL combinando um certo marxismo teórico com uma prática política essencialmente parlamentar em que os objectivos revolucionários estão longínquos ou mesmo ausentes.
´OS PRESSUPOSTOS DO SOCIALSMO E AS TAREFAS DA SOCIAL-DEMOCRACIA` reúne
precisamente os artigos de BERNSTEIN que estão na origem da crise aberta pelo REVISIONISMO na SOCIAL-DEMOCRACIA.
As repercussões e o significado histórico da obra tornam desnecessário salientar a importância desta sua primeira edição portuguesa.

Sem comentários:

Pesquisar neste blogue