Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 31 de agosto de 2010

«Cristo no Islão» - ´Ensaio para uma Cristologia Islâmica` - por Frederico José Peirone







          «CRISTO NO ISLÃO»

      'Ensaio para uma Cristologia Islâmica'
   Frederico José Peirone
   do Instituto da Consolata

Junta de Investigações do Ultramar
Lisboa
1962
156 páginas


O presente trabalho tem como finalidade apresentar aos leitores e estudiosos de Portugal os elementos cristãos que se encontram no Alcorão, considerado pelos Muçulmanos como seu ´Livro Sagrado`. O desejo dessa panorâmica cristã no Islão nasceu no tempo em que o Autor passou entre os Muçulmanos de Marrocos, nos anos 1956, 1957 e 1958. Porém o interesse do Autor pelo mundo islâmico vinha de longe: desde o momento em que descobriu, no mesmo, restos abundantes de cristianismo.

Este importante trabalho não tem, nem quer ter, qualquer interesse polémico, tão-pouco pretende ser uma exposição do intercâmbio cristão-islâmico tal que esgote completamente o assunto. O Autor pretendeu, antes de mais, prestar homenagem à pessoa de Cristo, que também no Alcorão e na tradição islâmica é muito venerada, mais, até, talvez, do que nós, os Ocidentais, supomos.

Bastará um pouco de atenção para descobrir imediatamente que a visão que os Muçulmanos têm de Jesus Cristo diverge radicalmente da perspetiva do Cristianismo Ortodoxo: para
eles Jesus foi o maior dos Profetas, mas nunca Deus!
O facto de Maomet não reconhecer em Cristo  a divindade é uma consequência da sua doutrina pessoal, que nega em absoluto o dogma da Trindade. Para Maomet, como para qualquer muçulmano, Deus (Alá) é 'uno e único', nem se discutido sobre o assunto.

Na primeira parte da obra é apresentado um esboço histórico-geográfico da Arábia, antes e depois do Islão e a personalidade de Maomet no que respeita aos seus conhecimentos - baseados sobretudo na heresia nestoriana - do Cristianismo.

Na segunda parte é apresentada a vida e as obras de Cristo, como nos aparecem no Alcorão. Poderá ver-se um a descrição maravilhosa e bela de tudo o que se refere a Jesus Cristo, faltando, porém, a afirmação da divindade de Jesus.

Na terceira parte é a «figura de Cristo na tradição islâmica» posterior ao Alcorão. E no final, temos uma copiosa bibliografia, que servirá quem deseje aprofundar esta temática tão ignorada ainda hoje entre nós!!!

Em suma: o Islão acredita em Jesus Cristo! É um passo em frente no caminho do encontro total.


                                                   ÍNDICE

PREFÁCIO

PARTE I - A preparação
PARTE II - Cristo no Alcorão
PARTE III - Cristo na tradição Islâmica

CONCLUSÃO

BIBLIOGRAFIA COMENTADA 





2 comentários:

. disse...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

. disse...

A verdade é que maomé no islam assassinou Deus, ao deixa-LO sem fala e sem espirito, e agora os muçulmanos querem que Cristo seja cúmplice.

Pesquisar neste blogue