Número total de visualizações de página

Os meus blogues

Os meus blogues...

domingo, 29 de agosto de 2010

«O ANO VERMELHO» - ´A Revolução Russa e seus reflexos no Brasil` - Moniz Bandeira, Clovis Melo e A. T. Andrade


«O ANO VERMELHO»
´A Revolução Russa e seus reflexos no Brasil»
Moniz Bandeira,
Clovis Melo
e A.T. Andrade
Prefácio de Nelson Werneck Sodré
Exemplar Nº 0605
Desenho da capa: Marius Lauritzen Bern
Supervisão gráfica: Roberto Pontual
Retratos de Brasil
Direcção de
Nelson Werneck Sodré
Volume 64
Editôra Civilização Brasileira S. A.
Rio de Janeiro 1967 ( 1ª Edição )


O ´Ano Vermelho`, da autoria dos jornalistas Moniz Bandeira, Clóvis Melo e A. T. Andrade, é o documento vivo da repercussão que a revolução socialista russa teve no Brasil, em 1917. Realizando um amplo trabalho de pesquisa e coordenação, os autores traçam um quadro o mais completo possível das reacções provocadas e da influência que exerceu aquela revolução sobre a vida do país, não só nos meios operários e na imprensa, , como nos sectores mais diversos da política e do governo.
Nele, aparecem as personalidades e os órgãos de informação mais importantes da época, avultando desde logo, pela importância do trabalho que realizaram, as figuras de Astrojildo Pereira, Everardo Dias e Edgard Leuenroyh.
Livro rico de material informativo, mas também dotado de inestimável valor analítico, constitui o maior acervo de dados já reunidos organicamente sobre o assunto, o que o torna, indubitavelmente, fonte obrigatória de estudo.



«Em novembro de 1917, as massas de operários, camponeses e soldados, sob o comando de Lênin, implantaram na Rússia o primeiro regime socialista. Os dez dia que abalaram o mundo provocaram logo, depois do abalo, violenta reacção. O jovem governo soviético, a braços com seríssimos problemas internos, iria enfrentar e vencer a ira do mundo capitalista, em campanhas heróicas e terríveis pelo sacrifício de vidas humanas que exigiam.

Como repercutiu tudo isso em nosso país? Que atitudes tomaram governo e povo? Como reagiram as classes dominantes, as forças armadas e o clero? Que encorajamento tiveram as massas trabalhadores em sua luta por melhores condições de vida?

Neste fascinante livro que é
O Ano Vermelho os autores nos dão o documentário vivo do que se passou aqui, em todos os terrenos políticos e sociais, a partir da tomada de poder pelos soviéticos.»



2ª Edição
Edição posterior


Sem comentários:

Pesquisar neste blogue