Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 20 de junho de 2012

«A Voz do Silencio» - Versão portuguesa de Fernando Pessoa

COLECÇÃO  ´´TEOSÓFICA E ESOTERICA`` - V
LIVRARIA CLÁSSICA EDITORA






A Voz do Silêncio
e outros fragmentos seletos  do
LIVRO DOS PRECEITOS AUREOS
traduzido (para o inglêS) e anotado por H.P.B.


Versão portuguesa de Fernando Pessoa


LISBOA
LIVRARIA CLASSICA EDITORA
DE  A. M. TEIXEIRA
17,  PRAÇA DOS RESTAURADORES, 17
1916


Quando, ainda na idade de 19 anos, encetei Estudos Esotéricos, certos Teosofistas  que frequentei, ainda conheceram Fernando Pessoa, mesmo antes de a Sede ser na Rua Augusta (JHS teve aí o célebre acidente!), afirmavam categoricamente e com orgulho ser a versão de F. P. superior, do ponto de vista poético, à versão inglesa de Helena P. de H. F. Blavatsky, apenas com um senão!... No «Primeiro Fragmento», a página 14, Fernando Pessoa cometera um grave erro: «Mind is the killer of Real» - traduziu: «O espírito é o assassino do Real» . Ora a tradução que se impõe é a seguinte: «A mente é a assassina do Real»...

Infelizmente, ou decerto felizmente, quem, como eu, durante muitos anos se acostumou ao texto e, particularmente, à ortografia usada no livro cuja capa é aqui  reproduzida, tem muita dificuldade em tirar proveito de outras transcrições. Contudo, recomendo a séria edição da ´Civilização Brasileira` que tem a garantia de ter sido orientada pelo ilustre Murillo Nunes de Azevedo!



                                                               EMBLEMA DA SOCIEDADE TEOSÓFICA



Como se pode verificar a cruz gamada (da forma da letra grega ´gama` maiúscula) é ainda ´sinistrogira`!...
Nessa época ainda não havia o ´trauma` do nazismo e na Índia e Tibete a forma ´sinistrogira` era a mais habitualmente usada. De resto as populações dessa região usavam a «cruz gamada», como no ocidente se usa uma medalha, porém teria que ter a possibilidade de ser vista de uma ´face` ou também da oposta, logo a sinistrogira se rodando ficaria com a forma ´dextrogira` , complementar.
Isso era tão natural que a obra «The Oxford History of India» - ´From the Earliest Times to the end of 1911` , by Vincent A. Smith, C.I.E. , Second Edition, Revised and continued to 1921 - By S. M. Edwardes, C.S.I., C.V.O. , Late to India Service - OXFORD - AT CLARENDON PRESS 1923, ainda reproduz a ouro na capa a cruz sinistrogira, como mostraremos noutro ´blog`.
Certos ´Esoteristas` chamam à dextrogira - suástica ; e à sinistrogira - sovástica...sendo a primeira afeta á Magia Branca ou Teúrgia e a outra à Magia Negra ou Goécia!...


Sem comentários:

Pesquisar neste blogue