Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 21 de junho de 2012

(I) «Temas Conciliares» - «Círculo do Humanismo Cristão»

                                                                                     O CONCÍLIO 
                                                                            DE 
                                                                 JOÃO E PAULO






Logo a seguir ao encerramento do «Concílio Vaticano II», a direção da Livraria Morais Editora, composta de católicos progressistas, decidiu, dentro da famosa coleção «Circulo do  Humanismo Cristão», publicar uma série de estudos sobre problemas debatidos no referido «Concílio», que decorreu entre 1962-1965!
Na quase totalidade, os estudos a publicar pertencem ao «Centro Holandês de Documentação de Roma» (DO-C). Este Centro foi criado, como muitos outros centros nacionais, para informar e documentar a imprensa holandesa sobre os trabalhos do Concílio. 
Na sua fundação entraram organismos vários, entre eles a «Radiodifusão Católica», a Revista de documentação eclesiástica «Katholik Archief», a «União de S. Vilibrordo», de objetivos ecumenicos. Com o decorrer dos trabalhos conciliares, este Centro foi-se especializando em ´documentação teológica de fundo`. O êxito das suas publicações foi enorme, devido à indiscutível competência da equipa de redação, onde entravam E. Schiiebeeks, C. Groot, Smulders e von Geusau e à diversidade e igual competência dos outros muitos colaboradores. Em breve, devido à insistência dos pedidos dos próprios «Padres Conciliares» (bispos que participaram na elaboração e aprovação dos textos conciliares!), o Centro viu-se obrigado a traduzi-las para espanhol, francês, inglês, italiano e alemão. Na primeira sessão do Concílio foram publicadas apenas quarenta. Subiram para sessenta e cinco na segunda sessão  e na terceira ultrapassaram as setenta.
A finalidade destes estudos - informar e aclarar o debate conciliar - explica as suas características. Expressão da melhor teologia, obras dos melhores teólogos, não se apresentam com o aparato científico que seria obrigatório noutro contexto o que, aliás, facilita a leitura. Por vezes afloram temas importantes de que o Concílio se ocupou. Seria grave esta deficiência se pretendessem dar uma informação completa sobre todos os os temas de importância, o que seria uma tarefa gigantesca. O Centro preocupou-se, sobretudo, em contribuir para aclarar alguns problemas importantes sobre os quais havia hesitações ou confusões.
Para além, do seu indiscutível valor científico, estes estudos são um documento histórico, pois contribuíram sobremaneira para criar nos 'Padres' e no ambiente conciliar determinadas correntes, algumas das quais o Concílio veio a sancionar.
A sua publicação, neste caso depois do aparecimento da Constituição Dogmática, tem um significado especial. Porque representam o esforço da teologia pós conciliar para ir procurando uma compreensão cada vez mais fiel e renovada, do momento conciliar.
O Concílio foi um momento rico e balizador, mas um momento apenas, no caminho da Igreja em direção à melhor explicitação da verdade integral. É interessante referir que o Brasil, segundo esta linha, teve o mérito de editar um «Dicionário de Teologia» muito abrangente e que já referi noutro espaço!

O título original do referido Centro, que publicou os referidos textos é:

«DOCUMETATIE  CENTRUM  CONCILIE  (DO-C)


A redação era constituída por:

Prof. Mag. Dr. Schillebeecks, o-p.
Prof. Dr. J. C. Groot
Prof. Dr. P. Smulders, s.j.
Prof. Dr. E. van Santvoort
Dr. L. G. Atling von Geusau
Rev. Th. Bours

A edição da ´Morais` compreende 6 volumes, todos eles traduzidos por Fernado A. Monteiro.
Cada volume trata de um «Tema», exceto os volumes II e VI que abordam a mesma temática!

Vou elencar os títulos e noutro ´post` darei a conhecer as respetivas capas e a matéria e autores dos textos:


«TEMAS CONCILIARES»:

I - «O MISTÉRIO DA IGREJA»
II - «A IGREJA E O MUNDO DE HOJE» - I
III - «OS CRISTÃOS A CAMINHO DA UNIDADE»
IV - «NOVAS ESTRUTURAS NA IGREJA»
V - «IGREJA, FÉ E MISSÃO» 
VI - «A IGREJA E O MUNDO» - II


http://skocky-ocirculohermetico.blogspot.pt/2010/04/dicionario-de-teologia-de-adao-virtude.html
http://skocky-alcyone.blogspot.pt/2012/06/ii-temas-conciliares-6-vols-circulo-do.html
http://skocky-alcyone.blogspot.pt/2012/06/iii-temas-conciliares-6-vols-circulo-do.html



Sem comentários:

Pesquisar neste blogue